Entre as buscas da internet, as escolas de samba mais buscadas são as integrantes do Grupo Especial da liga do Rio de Janeiro. Imperatriz Leopoldinense, Acadêmicos do Salgueiro e Estação Primeira de Mangueira foram as mais procuradas no Google no Brasil em 2023, conforme aponta consulta à plataforma Google Trends.
As três aparecem muito próximas nas médias de buscas e tiveram seu pico na mesma semana, entre os dias 19 e 25 de fevereiro deste ano, época em que aconteceu o Carnaval deste ano. Portela aparece na quarta colocação e, fechando o top 5, aparecem empatadas Beija-Flor de Nilópolis, Grande Rio e Mocidade Independente de Padre Miguel.
A mais buscada na semana da folia foi a Imperatriz Leopoldinense, que se sagrou campeã com o enredo “O aperreio do cabra que o Excomungado tratou com má-querença e o Santíssimo não deu guarida”, após amargar um jejum de 21 carnavais, sob o comando do carnavalesco Leandro Vieira.
A escola do bairro de Ramos, na Zona da Leopoldina, região da zona norte do Rio, contou uma história fictícia da busca do cangaceiro Lampião por um lugar no céu e no inferno. Veja aqui todos os enredos das escolas de samba do Rio para 2024.
Duas das mais tradicionais escolas da folia carioca, Salgueiro e Mangueira não obtiveram grandes resultados no Carnaval de 2023. A verde e rosa, que é a segunda maior campeã da história, ficou com um quarto lugar; o Salgueiro, por sua vez, fica de fora do Desfile das Campeãs pela primeira vez desde 2006.