Em um mês, o número de pessoas na fila por UTIs no Estado do Rio subiu de 11 para 493. O número quase 45 vezes maior foi registrado entre o dia 22 de fevereiro e esta segunda-feira (22). A quantidade de pessoas na fila de espera é a segunda maior desde o início da pandemia. O maior índice foi registrado em maio do ano passado.
O aumento de pessoas em UTIs foi um dos motivos citados pelos prefeitos do Rio e Niterói ao anunciar medidas de restrição mais duras no “superferiado”.
A UPA de Botafogo, na Zona Sul da cidade, ficou lotada no fim de semana. Médicos da unidade contaram ao RJ2 desta segunda (22) que já são obrigados a fazerem escolhas.
“A gente tá tentando priorizar, principalmente, os pacientes que estão um pouquinho mais graves. Agora não tem um leito vago de Covid, tudo lotado. Estou com dois pacientes graves que chegaram hoje e precisam ser internados, jovem de 33 anos e eu não tenho uma vaga. Não tem leito disponível”, diz um médico da UPA.
Na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, a coordenação de emergência ficou com as salas vermelha e amarela lotadas, com 12 pacientes esperando pela transferência. Na noite do último domingo (21), houve fila de ambulância no Hospital Ronaldo Gazolla.
São 623.460 casos confirmados de Covid no estado – quase 1,5 mil a mais nas últimas 24 horas. Durante a pandemia, morreram 35.180 pessoas por Covid no Estado do Rio.
Os especialistas são unânimes: só as medidas de higiene, distanciamento social e vacinação em massa poderão reduzir esse crescimento do número de casos e mortes pela Covid.
Retomada da vacinação
Com a chegada de um novo lote, o calendário de vacinação nos municípios voltou a andar. São mais de 759 mil doses – o maior lote de vacinas que o Estado do Rio já recebeu.
Em Duque de Caxias, a prefeitura começou a vacinar nesta segunda (22) a população de 70 anos ou mais. O município teve, mais uma vez, aglomeração na porta dos postos, como a praça da Apoteose, na Vila São Luiz.
No Rio, a semana começou com as mulheres de 74 anos tomando a primeira dose. Na terça (23), serão os homens da mesma idade. A prefeitura quer vacinar os maiores de 73 anos até sábado.
Nesta segunda (22), duas figuras importantes da cultura se vacinaram. A cantora Maria Bethânia recebeu a primeira dose no drive-thru do Parque Olímpico, na Zona Oeste do Rio. A atriz e diretora, Angela Leal, também se vacinou e se emocionou com o momento.
Em todo estado, mais de 848 mil pessoas já foram vacinadas. Mas o ritmo não tem sido suficiente para evitar a situação crítica no sistema de saúde.