Dia do Agente de Trânsito é celebrado com sessão solene em Nilópolis – Povo na Rua

Dia do Agente de Trânsito é celebrado com sessão solene em Nilópolis

Servidores que participaram de curso ‘Educação para o Trânsito na Contemporaneidade’ receberam certificados

A manhã desta terça-feira (24), foi marcada de homenagens ao Dia do Agente de Trânsito e com a entrega de certificados para os profissionais que concluíram o curso ‘Educação para o Trânsito na Contemporaneidade’. A celebração deste ano foi diferente, com uma sessão solene na Câmara Municipal de Nilópolis, promovida pela Prefeitura de Nilópolis em parceria com a Câmara de Vereadores. Agentes de São João de Meriti, Magé, Mesquita, Nova Iguaçu e Rio de Janeiro participaram.

Capacitar os agentes de trânsito da cidade está na lista de prioridades da Secretaria de Transporte da Prefeiturade Nilópolis. O curso, promovido de forma híbrida, foi voltado para o contexto da segurança no trânsito, legislação de trânsito, a perspectiva do cuidado na educação para o trânsito e a educação para o trânsito na contemporaneidade.

O evento contou com a presença do secretário municipal de Transporte, Ricardo Galego, da secretária de Controle Interno, Danielle Vilas Boas Agero, do vereador Alvinho, do vereador Leandro Hungria, do ex-vereador Jorge Nei e do vereador do município de Magé, Beto do DP.

Além deles, também participaram o agente de trânsito e coordenador do Núcleo de Educação para o Trânsito, Nilton Marques, o secretário-geral da OAB, Dr. Marcos Antonio da Conceição, o secretário de Segurança Pública Tenente Rômulo Barreto, o coordenador do Segurança Presente, João Vitor de Barros, o advogado especialista em trânsito Dr. José Walter de Oliveira e o conselheiro da Cetran RJ, Delfim da Silva Neto.

Entre os homenageados estava Eliane Oliveira, viúva do Carlos Henrique da Silva Barbosa, um agente de trânsito que prestou serviços à cidade durante 19 anos. Emocionada, recebeu o certificado In Memoriam pelas mãos do secretário Ricardo Galego.

O agente de trânsito e atualmente presidente da Academia Mageense de Letras, Ailson Cardoso, do município de Magé, destacou a importância da profissão. “O guarda é um agente, defensor cidadão, é um símbolo brasileiro, orgulho de nosso brasão. Cumprir as leis com amor, respeito e lealdade, defendendo as leis de nossa cidade. Na rua, no trânsito, em qualquer lugar, a justiça sendo a lei e o conceito que a Guarda vai sempre honrar com dignidade e respeito, com bravura de soldados.”

Jean Feitos de Araújo atua há nove anos como agente de trânsito em Nilópolis. Não é a primeira vez que ele participa de uma capacitação promovida pela Secretaria de Trânsito. “O Código Trânsito Brasileiro está sempre inovando, se adequando ao passar do tempo. Então recebemos mais essa atualização de trânsito para podermos oferecer um serviço público e educação para o cidadão da melhor maneira possível. Que surte efeito com menos infrações e menos sinistros de trânsito.”

“Cada um de vocês faz parte dessa história para melhorar e colaborar para que a nossa classe seja reconhecida e chegue ao nível máximo de excelência, que é prestar serviço à sociedade. O nosso maior objetivo é preservar a vida no trânsito”, salientou Nilton Marques.