Decreto proíbe consumo de bebidas alcoólicas nas ruas depois de 21h – Povo na Rua
         

Decreto proíbe consumo de bebidas alcoólicas nas ruas depois de 21h

Aglomeração no Leblon

Foi publicado na sexta-feira um decreto do governo do estado em parceria com a prefeitura do Rio que altera algumas medidas restritivas de prevenção e enfrentamento à propagação da Covid-19. O documento determina que o funcionamento de bares e restaurantes é permitido até 1h, mas fica proibido o consumo de bebidas alcoólicas em ambiente externo depois das 21h. Música ao vivo e sistema self-service seguem suspensos.

Também não será permitido, aos sábados, domingos e feriados, o estacionamento de veículos particulares na orla do Rio, no trecho entre as praias do Leme ao Pontal. Só poderão estacionar os proprietários de carros que morem na região.

A mudança ocorre após o registro de aglomerações em diversos bares da cidade nos últimos fins de semana. No Leblon, na Zona Sul da cidade, denúncias de moradores têm ocorrido com frequência. No feriado de 7 de setembro, uma multidão tomou conta das ruas Dias Ferreira e Ataulfo de Paiva até as 3h. Com as calçadas e parte das vias ocupadas, motoristas tiveram dificuldade de passar, o que gerou engarrafamento.

As praias também têm registrado cenas de muita aglomeração. Durante o feriado, cariocas e turistas voltaram a desrespeitar as regras da prefeitura e ocuparam as areias das praias com barracas e cadeiras. Houve aglomeração em vários pontos da orla da Zona Sul.

O uso de máscaras de proteção respiratória em espaços públicos, transportes públicos, estabelecimentos comerciais e repartições públicas estaduais continua obrigatório. A lei que obriga o uso de máscara completa dois meses neste domingo (13). Entre os dias 5 de junho e 11 de agosto, a prefeitura do Rio havia aplicado 3959 multas pela falta de uso da máscara.