Criminosos têm usado páginas falsas para aplicar o golpe dos leilões de carros. Segundo a polícia do Rio, os bandidos usam nomes oficiais, inclusive de financeiras e seguradoras, e criam páginas na internet que imitam os sites de leiloeiros de verdade.
Só uma vítima contou que perdeu cerca de R$ 31 mil ao acreditar que tinha dado lances num carro e numa moto. “Estava num site falso. Não consegui perceber de forma alguma. A cópia do site é muito perfeita, o layout é idêntico”, disse a vítima.
Uma outra vítima do golpe conta que o carro seminovo seria indispensável para continuar trabalhando no transporte por aplicativo. Mas, na verdade, esse carro nunca existiu.
“Foi um prejuízo muito grande para nossa família. Vira e mexe eu vejo minha filha chorando, pego minha esposa chorando no quarto. É difícil demais cara, você juntar um dinheiro por quatro anos e ver seu dinheiro indo embora assim. É complicado”, disse um homem que caiu no golpe do leilão.
A vítima conta que começou a procurar carros num leilão conhecido e diz que já tinha ido ao local escolher o carro.
“Comecei a procurar num leilão, leilão conhecido, já tinha vindo aqui, entrei no site, tudo direitinho ali. Os carros para escolher, começar dar o lance, estava on-line e eu me cadastrei, comecei a ver os carros. O leilão começou na terça-feira da semana passada, ia terminar na quinta-feira”, contou.
No período de uma semana, foram 11 registros. Todas as vítimas foram ao pátio e descobriram que foram lesadas. Um prejuízo de mais de R$ 100 mil.
O leiloeiro Rogério Menezes diz que o golpe coloca cheque a credibilidade de que faz leilões verdadeiros.
“Isso é péssimo. Você constrói nome em 31 anos, se preocupando com sua imagem, que é fundamental para um leiloeiro. E, de repente, vem uma quadrilha e começa a usar o seu nome, a sua imagem lesando as pessoas”, disse o leiloeiro.
Sites ‘idênticos’ aos verdadeiros
Os golpistas criam sites falsos idênticos aos verdadeiros. “Logo, imagens, inclusive vídeos dos lotes, por exemplo, o lote que eu arrematei, ele possuía vídeo no pátio desse leiloeiro que eu conheço. Provavelmente eles conseguiram esse vídeo através de uma divulgação feita oficialmente pelo leiloeiro, fizeram uma espécie de edição e utilizaram no site deles”, disse uma vítima.
Os sites falsos têm e-mail, endereço e telefone. Os golpistas cadastram os interessados, entram em contato e realizam o leilão on-line. Só que é tudo falso.
“Me interessei por um determinado lote e quando foi aberto o pregão eu ofereci um lance, recebi um e-mail confirmando que eu havia oferecido um lance no valor X, pelo bem tal, lote tal. E algum tempo depois eu recebi a confirmação que o meu lance havia sido o lance vencedor. Nesse e-mail de confirmação me solicitaram que aguardasse alguns minutos que eu receberia um novo e-mail com as instruções para efetivar o pagamento. Eu recebi esse e-mail alguns minutos depois, veio em nome de uma pessoa física, não do leiloeiro, mas de uma outra pessoa física, eu questionei, e me foi informado que essa pessoa era responsável pelo departamento financeiro do leilão”, contou uma vítima.
Como se prevenir
Importante ficar atento ao endereço da página na internet. Nunca será o mesmo, apesar de parecido com o original
Um leilão verdadeiro precisa, por lei, ser anunciado num veículo de comunicação, como um jornal
Um edital com todas as regras e os veículos disponíveis devem ser publicado antes do pregão começar.