Um encontro para debater – e promover – o audiovisual da China no ambiente digital do país,
marca o lançamento no Brasil da plataforma de audiovisual asiático CB Mídia, que distribui
conteúdos da chinesa China Zone. No dia 8 de julho, 6ªf, na Biblioteca Parque Estadual, no
Rio de Janeiro, um bate-papo com alguns nomes, como da grande conhecedora do audiovisual
asiático, a atriz Lucélia Santos, e do doutor em Teledramaturgia Brasileira e Latino Americana
pela USP, o mestre Mauro Alencar. Para mediar a mesa e conversar sobre o audiovisual no
ambiente digital, Filippo Pitanga, curador e crítico de cinema, colaborador do Canal Like. No
encerramento, a participação especial do grupo PianOrquestra e um piano tocado a 10 mãos,
com participação de Joana Hime. Além da tradicional Dança do Leão Chinês, com artistas
marciais do Kung Fu da equipe Mestre Sergio Silva AKFGAGERJ.
No painel dos convidados, “O conteúdo audiovisual no mundo digital, Conexão BrasilChina”, com a troca de experiências do setor sobre o conteúdo audiovisual no ambiente digital,
bem como sobre o mercado audiovisual da China. Parceria idealizada pelo empresário chinês
naturalizado brasileiro, Arthur Chen, que atua no país com a plataforma CB Mídia
(www.cbmidia.com). Abaixo, serviço e mini bio dos participantes.
“Chegam com a China Zone conteúdos que retratam a China contemporânea e tradicional,
inserida econômica e culturalmente no mundo – com produções audiovisuais em diferentes
formatos, como novelas, filmes de ficção e documentários, séries, desenhos e animes. Produtos
para um grande público apreciador e consumidor destes conteúdos no ambiente digital, que
fortalece ainda mais o intercâmbio de produtos de qualidade no país, com a chegada do grupo
China Zone”, reflete Artur Chen da CB Mídia.
Temas como, Mercado digital e a distribuição dos conteúdos audiovisuais, como novelas filmes
de ficção e documentários, séries e animes de outros mercados mundiais; O universo audiovisual
asiático; Telenovela – A joia da globalização; Relação China e Brasil, imersão e
multiculturalidade; China como um importante parceiro comercial do Brasil.
Sinopse:
A ideia é refletir sobre as facilidades que o mundo digital trouxe, ampliando as possibilidades de
acesso a conteúdos que antes não estavam disponíveis com facilidade no mercado audiovisual.
A tecnologia traz para este setor a experiência da diversidade concreta, onde conexões entre
filmes, séries e novelas se estabelecem –contextualizando a urgência de cada vez mais fazer da
atividade audiovisual uma ferramenta de integração global, em que países podem gerar
conectividade cultural, econômica e afetiva. Neste sentido, políticas públicas que expressem a
real vontade de apoiar estas relações, tornam-se verdadeiros caminhos diplomáticos,
estabelecedores de memória e marcos históricos.
Esta mesa pretende rememorar as relações já estabelecidas entre Brasil e China através do
sucesso de público que a novela “Escrava Isaura” alcançou no país e, também, refletir sobre
novas possibilidades de conexões para o futuro. A plataforma CB Media acena para o mercado
audiovisual brasileiro, como pioneira em licenciar conteúdos asiáticos contemporâneos para
todas as idades.
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