Conmebol define datas da final da Libertadores e da SulAmericana – Povo na Rua
         

Conmebol define datas da final da Libertadores e da SulAmericana

maracana

Pode marcar no calendário. A Conmebol enfim definiu as datas das finais de suas competições, que terminarão somente em 2020. Vale lembrar que o assunto interessa a flamenguistas e vascaínos, que têm esperanças de ver seus times chegaram às finais de Libertadores e Sul-Americana. E é ainda mais especial para os rubro-negros, já que a final da Liberta será no Maracanã. A disputa pelo título de campeão da Libertadores em 2020 terá fim em 30 janeiro de 2021. A possibilidade de presença de público nas arquibancadas do estádio – que seguem vazias desde março – segue em aberto e dependerá das autoridades de saúde locais.

A confederação ainda não confirmou a data de forma oficial, mas já bateu o martelo. A atual edição da Libertadores, iniciada ainda em janeiro com as fases eliminatórias, teve o calendário intensamente modificado pela pandemia da Covid-19. A fase de grupos chegou ao fim apenas em outubro, e as oitavas de final começarão apenas na última semana de novembro. Vale lembrar que em 23 de novembro do ano passado o Flamengo era campeão em um jogo histórico contra o River Plate, com direito a virada nos últimos cinco minutos de partida, no Estádio Universitário de Lima, no Peru.

Seis clubes brasileiros seguem vivos na disputa e terão a chance de conquistar o título em seu próprio país: Grêmio, Santos, Internacional, Athletico-PR, Palmeiras e Flamengo, o atual campeão, que almeja conseguir o bicampeonato em casa, no estádio onde vem mandando todos os jogos da campanha. A Conmebol anunciou também que a final única da Copa Sul-Americana será disputada no dia 23 de janeiro de 2021. O local da decisão foi mantido: o estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba, na Argentina. A decisão veio após reunião nesta segunda-feira entre os presidentes da entidade sul-americana, Alejandro Domínguez, e Chiqui Tapia, presidente da AFA.

A Conmebol também não se manifestou sobre a possibilidade de que as finais recebam público. Atualmente, as partidas da Copa Sul-Americana e da Libertadores são disputadas sem torcida. No entanto, a entidade acompanha o nível de contágio do coronavírus no continente e não descarta ter torcedores nas decisões. A Copa Sul-Americana teve sua primeira final única no ano passado, exatamente há um ano. No Nueva Olla, em Assunção, o Independiente Del Valle venceu o Colón e foi campeão. A atual edição está nas oitavas de final, com dois representantes brasileiros, que enfrentam adversários argentinos. O Bahia encara o Unión de Santa Fé, e o Vasco pega o Defensa y Justicia.