Na busca por práticas sustentáveis e ambientalmente responsáveis, a comunidade do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, celebra a instalação de um equipamento de sustentabilidade, ecoponto de materiais recicláveis. Esta iniciativa, liderada pela Owens Illinois, antiga Cisper, maior fabricante de vidro oco do Brasil, em parceria com a Coletando, startup especializada em gestão de resíduos, traz uma série de benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a comunidade local.
O ecoponto, localizado no muro da fábrica Owens Illinois, funciona como um ponto de coleta diária, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, aberto não apenas para os moradores do Jacarezinho, mas também para os colaboradores e funcionários da fábrica. O objetivo principal é incentivar o descarte correto e a reciclagem de materiais diversos, com ênfase especial no vidro.
Além do vidro, o ecoponto recebe uma variedade de materiais recicláveis, a Coletando, responsável pela gestão do ecoponto, utiliza tecnologia de dados para documentar e rastrear os resíduos coletados, desde o manifesto de transporte até a obtenção de créditos de logística reversa.
Vinicius Fonseca, Gestor Ambiental, Especialista em Negócios Sociais pela Fundação Dom Cabral – FDC, é coordenador do projeto e disse que o apoio da comunidade está sendo bastante positivo. “O apoio da comunidade está sendo bastante positivo, essa iniciativa representa um esforço conjunto, inicialmente, a indústria e a Coletando se uniram para viabilizar o projeto. Em seguida, o apoio da comunidade foi essencial, com a participação ativa da União de Jacarezinho, uma escola de samba local, e da associação de moradores”, revela.
Vinicius também destaca a importância da prefeitura do Rio: “A colaboração da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Especial de Ação Comunitária, auxiliou na liberação do espaço para a instalação do ecoponto, entre outras demandas. É a prefeitura cumprindo seu papel de fomento a boas práticas sustentáveis”, explica.
A operacionalização do ecoponto conta com o apoio da Cooperativa de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, Cooperativa Popular Amigos do Meio Ambiente (COOPAMA), sediada nas proximidades do Jacarezinho. A COOPAMA, através de sua integrante Michele Saturnino, realiza o processamento dos materiais coletados, garantindo sua destinação adequada e contribuindo para a geração de renda para os catadores.
Saulo Ricci explica a importância de ações como essa para a sustentabilidade.”É de alto impacto social, objetiva a geração de renda, trabalho e inclusão por meio da promoção e do desenvolvimento de atividades ecologicamente sustentáveis, desenvolvidas através de um modelo único de logística reversa e tecnologia fintech. Auxiliamos indústrias na estruturação da logística reversa e cumprimento de metas perante a Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, trazendo mais informações a respeito da rastreabilidade das embalagens ao ciclo produtivo, aproximando-as do consumidor final. Oferecemos um modelo de negócio com tecnologia aplicável em diferentes esferas, gerando renda para a população a partir da entrega de embalagens pós consumo, desta forma agregamos sustentabilidade em todas as etapas”, esclarece.
A expectativa é que o ecoponto do Jacarezinho alcance a meta mínima de coleta de 15 toneladas por mês, com potencial para aumentar esse volume no futuro. A valorização dos materiais recicláveis, especialmente do vidro, contribui para tornar a atividade de reciclagem mais atrativa e rentável para as cooperativas e catadores locais.