A corrida eleitoral já começou em diversos municípios do estado do Rio de Janeiro. Em Itaboraí, na Região Metropolitana, uma das cidades que mais sofrem com o abandono do poder público e a pobreza, além de problemas crônicos como Segurança Pública, Saúde e Educação a disputa coloca no mesmo circuito os seguintes candidatos.
Candidato do Partido Progressista (PP) à reeleição na Prefeitura de Itaboraí, o prefeito Sadinoel Oliveira tenta brigar contra um dos mais claros termômetros quando falamos em resultados de políticas de governo – a rejeição da população. No caso do atual prefeito ele é rejeitado por 80% da população de Itaboraí.
Falando em quem já teve a chance de ocupar o cargo de prefeito da cidade, Sergio Soares é o candidato do PROS à Prefeitura, mesmo chegando à corrida sob liminar. Ele que governou a cidade em 2008 tentou concorrer nas duas últimas eleições, em 2012 e 2016 e sofreu duas derrotas esmagadoras.
E há quem tenta buscar espaço na cidade, já que vem de fora. É o caso de Marcelo Delaroli (PL), que foi derrotado três vezes consecutivas em Maricá e resolveu mudar de ares para tentar enfim uma vitória no pleito.
E há quem represente a renovação do quadro político, a única mulher concorrente à Prefeitura na história de Itaboraí. Joana Lage (Podemos) já desponta como a novidade nessas eleições, com a experiência da única representante do sexo feminino na câmara municipal da cidade.