Com mais de mil pessoas à espera de um leito de Covid, governador em exercício do RJ nega colapso – Povo na Rua
         

Com mais de mil pessoas à espera de um leito de Covid, governador em exercício do RJ nega colapso

No pior momento da pandemia de coronavírus, com 1.021 pessoas à espera de um leito, o governador em exercício do Rio, Cláudio Castro (PSC), negou um colapso no sistema de Saúde.

“O secretário de Saúde está dizendo que não há colapso (no sistema de saúde). Já diminuímos, inclusive, de 92% para 87% a taxa de ocupação, estamos trabalhando. Essa semana o doutor (secretário de Saúde, Carlos Alberto) Chaves distribuiu kit intubação para várias cidades”, afirmou.

Na semana passada, alguns hospitais tinham “estoque zerado” do kit intubação, segundo um documento da própria Secretaria Estadual de Saúde.

“Estamos trabalhando muito para que não falte insumos. Tratei muito isso em Brasília na semana passada, falo com o ministro toda dia. Estão se preparando para fazer compra grande para que não falte”, afirmou Castro.

Calendário Único de Vacinação

A declaração de Castro foi feita em uma entrevista coletiva anunciada para lançar o Calendário Único de Vacinação no estado. O decreto ainda não foi publicado e, durante a entrevista, Castro afirmou se tratar de um “balizador”, que não será obrigatório aos municípios.

Ele também anunciou que três setores vão ser considerados prioritários e passarão a ser vacinados:

  • profissionais de Saúde que ainda não foram vacinados
  • profissionais das forças de segurança (estaduais e federais)
  • profissionais de educação