História para contar e comida para saborear
É muito especial quando encontramos um lugar que reúna gastronomia de qualidade e história para contar. No Rio de Janeiro tem dezenas de lugares com este perfil e hoje vou falar sobre um em especial. É o Ancoramar, que fica no Centro do Rio.
Então deixamos um pouco a comida de lado para falarmos de história. Antes da criação do elevado da perimetral, hoje já destruído, existia na Praça Marechal Âncora o antigo mercado do Largo de Moura.
E em uma de suas grandiosas torres foi inaugurado em 12 de novembro de 1933 o restaurante Albamar, que virou point de famosos como Jânio Quadros e Juscelino Kubitschek.
Em 2016, região recebeu um projeto de revitalização e o Albamar entrou na dança. O restaurante passou por obras, ganhou um bar sofisticado no térreo e passou a se chamar Ancoramar.
Quem entra hoje no Ancoramar se surpreende com a beleza deste restaurante de dois andares com vista privilegiada para a Baía de Guanabara, o que já lhe rendeu prêmios como restaurante com melhor visual da cidade.
O forte lá no Ancoramar, que neste ano recebeu o prêmio Travellers’ Choice 2020 do Tripadvisor, são os frutos do mar deliciosos que saem da cozinha do chef Assis Costa. E vale também experimentar os drinks do badalado bar do térreo. O instagram é @ancoramar_restaurante.
Muito mais do que caranguejo
Quando a gente começa falando de frutos do mar é difícil mudar de assunto, pois temos um pé nesse tipo de gastronomia. Então para continuar nessa pegada vamos dar uma dica para o pessoal da Zona Sul do Rio.
Apesar do nome, o restaurante O Caranguejo, em Copacabana, serve tudo que você pode imaginar em relação à frutos do mar, da empada às tradicionais caldeiradas.
E, por falar em empada, o restaurante afirma com orgulho que sua empada foi eleita três vezes a melhor do Rio.
Vale experimentar. E não dá para ficar só na empada. E se quiser ficar no conforto da sua casa, tem delivery. O instagram é @ocaranguejocopacabana.
Com vocês, Frutiê, a linha vegana da Fini
Essa dica vem do braço vegano da nossa coluna. Chega neste mês de novembro ao mercado a nova linha vegana da marca de balas da Fini, que é febre entre os adolescentes.
No lugar da tradicional gelatina de origem bovina, presente nas gomas tradicionais, será utilizada peticina, que é de origem vegetal. O nome da nova linha será Frutiê.
A novidade terá o selo de produto vegano e certificação da Sociedade Brasileira Vegetariana. O instagram é @finibrasil.
DNA cervejeiro em Botafogo
Já faz um tempo que as cervejas artesanais sacudiram o mercado cervejeiro brasileiro. E muitas destas cervejarias seguiram o caminho de apostar em abrir o próprio bar para se aproximar ainda mais do cliente final e criar uma experiência de consumo.
É o caso do Bar Hocus Pocus DNA, da cervejaria de mesmo nome, localizado em Botafogo, na Zona Sul, dividindo muro com outros bares de cervejarias. O prato que tá bombando por lá é o Cheddar DNA, hambúrguer com blend de carne produzido na hora, cheddar derretido e cebola caramelizada com especiarias no pão australiano.
Mas como o negócio é cerveja, o líder de pedidos é o chopp da Orange Sunshine, opção super refrescante, com bastante laranja e bem fácil de beber.
O bar está sempre com novidades no cardápio e vale ficar de olho no site www.hocuspocusdna.com para saber o que está prestes a te surpreender. O insta é @hocuspocusdna.
Doce ou travessuras? Doce, com certeza!
As confeitarias entraram no clima de Dia das Bruxas e colocaram o senso de criatividade para trabalhar. Na The Bakers tem bolo em formato de fantasma, Torta Teia de Aranha e Olho Horripilante e até Múmia de Halloween. A coluna fica com uma opção mais fofinha, que são esses BrigaBakers da foto. Dá para comprar tudo pelo www.thabakers.com.br ou pelo telefone. Já a loja física fica em Copacabana. O instagram é @thebakersrio.