O queridinho da Lavradio
Pode ser turista, pode ser local. É difícil alguém que se interessa pelo cenário gastronômico carioca nunca ter ouvido falar no Rio Scenarium. Seja na badalada noite de uma das casas mais famosas da Lapa. Seja no almoço executivo da correria do Centro do Rio ou nas agradáveis tardes de sábado do finzinho da Rua do Lavradio. O prazer é sempre garantido por lá.
As opções de formas de curtir a casa são várias, mas o burburinho por lá é que não dá para perder o carro chefe do restaurante. Criado em 2017, o evento Samba e Feijoada caiu no gosto do público e continua firme. Rola todos os sábados, oferecendo a mistura que o carioca tanto ama e que o turista não perde – música genuína e buffet de feijoada com todas as carnes separadas e acompanhamentos, sem contar com uns petisquinhos maravilhosos.
Para adoçar o paladar, a novidade no cardápio é a Torta Scenarium de Chocolate, lançada na volta das atividades da casa. É feita com chocolate meio amargo, bolo brownie de chocolate, cobertura de mousse de chocolate meio amargo, com toque de mel.
Se tudo correr bem e a pandemia deixar, vale a pena curtir a programação de fim de ano da casa. Nos dias 29 e 30 de dezembro terá programação especial com a casa abrindo às 19h, com direito a muito samba ao vivo. O instagram é @rioscenarium.
Sabor e diversão à base do gin
De uns anos para cá o Brasil passou a valorizar mais o Gin. A bebida popularizada pela Inglaterra ganhou cada vez mais adeptos por aqui, os rótulos importados foram ganhando espaço e surgiram também excelentes marcas brasileiras. Na esteira desse novo tipo de consumo foram inauguradas casas especializadas em Gin, as chamadas Ginterias. E é sobre uma dessas que nós vamos falar nessa nota.
A bola da vez é a BHar Ginteria Descolada, que fica na Tijuca, na Zona Norte do Rio. É claro que o carro chefe da casa é a generosa carta de drinks, onde a criatividade manda recado, com drinks de apresentação maravilhosa e sabor mais ainda, dos famosinhos copos em formato de banheira às tradicionais taças de Gin Tônica.
Mas no campo das comidas, um dos itens do cardápio merece menção honrosa. Trata-se de uma roda gigante de coxinhas, que vem com oito unidades nos sabores frango, calabresa, carne seca e queijo. Meu coração chega a parar aqui de tanta vontade de transformar a mesa em um parque de diversões.
E se liga nas redes sociais da casa que na próxima semana vai ser anunciado um drink novo em homenagem ao fim do ano. O instagram é @bharginteriadescolada.
Mais uma joia no Centro
Quem trabalha pelo Centro sabe como é bom saber de uma esquina valiosa, com comida boa, bom atendimento e preço acessível. Muitas empresas ainda atuam no esquema de home office e isso mudou a rotina dos restaurantes, mas perseverança é característica chave de quem trabalha com gastronomia. E é assim que o restaurante OsBar continua nos brindando com sua cozinha maravilhosa.
A pedida por lá é bem basicona, mas não deixa de ser deliciosa. É o filé mignon acompanhado com salada, arroz, feijão, farofa com ovos e fritas. Os pratos são individuais, mas serve bem. A casa não tem delivery, mas é possível ligar, fazer o pedido e retirar no estabelecimento. O instagram é @osbarbarecozinha.
Santa ceia no capricho
Esse fim de ano na certa será diferente do que todos os outros que já passamos. A pandemia transformou nossas vidas e influenciará até na tradicional ceia de Natal. Afinal, além do receio de ir a restaurantes há também recomendação para famílias grandes evitarem aglomerações. Mas precisamos fazer limonada com o que tiver de limão, né?! E sempre ter gratidão.
Então, se você vai passar o Natal em casa e está sem criatividade para criar a ceia, vale a dica. O restaurante salete, que fica na Tijuca, preparou pela primeira vez em sua história pacotes especiais com pratos clássicos da casa para as ceias de fim de ano.
As encomendas de Natal podem ser feitas até o dia 21 e as de Reveillón até o dia 28. Além de combos com bolinhos de bacalhau e risoto e cascata de camarão, a casa oferece também a tradicional feijoada de frutos do mar (polvo, camarão, lula, marisco e peixe) do Salete, feita no feijão branco, que acompanha arroz branco, farofa de cebola e crispy de couve e o Bacalhau à Dona Martha: bacalhau desfiado acebolado, com ovo cozido, azeitona verde e batata palha com arroz de brócolis. O instagram é @restaurantesalete.
O brinde perfeito
Quem gosta de cachaça não dispensa ganhar um rótulo de qualidade nas festas de fim de ano. É garantia de sorriso no rosto. Mas é claro que não pode cometer o vacilo de comprar um produto que não seja bacana, né?!
A dica da coluna nesta seara é a Cachaça Tellura, produzida em Campos dos Goytacazes, no interior do Rio. Olha aí. Você presenteia e ainda valoriza a produção da bebida no nosso estado.
Para o brinde perfeito no Natal e Reveillón, a Tellura oferece opções como a Prata, premiada com duplo ouro na International Taste & Quality Institute (iTQi) em Bruxelas, na Bélgica, a Tellura Amburana, que conquistou a maior pontuação na categoria e venceu o concurso da Expocachaça 2019 e a Tellura Jequitibá, premiada com medalhas de ouro e prata no San Francisco World Competition. O instagram é @tellura_arte.