Brasil acima de todos
Como bem lembra meu amigo Carlos Brickmann, em seu famoso blog “Chumbo Gordo, acaba amanhã o período em que do combalido bolso do contribuinte é sacado o caraminguá para saciar gula voraz do “Leão”, símbolo da Receita Federal. São 149 dias deste ano que a gente trabalhou para encher as burras dos governos (federal, estadual e municipal), pagando taxas e impostos que permitem os mandachuvas da política e da burocracia levarem vida de nabado. O cálculo desse assalto à mão desarmada está no “Estudo sobre os dias trabalhados para pagar tributos”, elaborado pelo respeitável Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação.
Esbanjando nosso dinheiro
No Brasil, deputado federal tem 25 assessores. No Senado, mais de 50. Há as consultorias legislativas e os 28 mil funcionários do Congresso. É o segundo parlamento mais caro do mundo, lembra Brickmann. A Justiça também é cara: custa 1,8% do PIB, contra 0,33% da média europeia. Claro: onde mais haverá funcionários para puxar a cadeira de Suas Excelências, e mais garçons do que ministros ou desembargadores?
Um edificante exemplo
Angela Merkel, a política mais importante da Europa, mora no mesmo local em que já vivia há 16 anos, quando chegou ao poder na Alemanha, um dos países mais ricos do mundo. Já foi vista por um jornalista brasileiro no Feinkost, um supermercado, comprando queijo, presunto, pó de café, algumas frutas: típica compra de lanche noturno. Sem pompa. Não tem empregada em casa.
Um degradante exemplo
O PL, do notório Valdemar da Costa Neto, está tentando abocanhar a presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O cargo é ocupado por Marcelo Lopes de Ponte, da cota de Ciro Nogueira, do PP. Em disputa, um orçamento de R$ 54 bilhões.
Humor portenho
A declaração do Papa Francisco, que é argentino, de que “o Brasil não tem salvação, é muita cachaça e pouca oração”, tornou-se num prato cheio na ceia das lideranças evangélicas. Bispos e pastores vão aproveitar a deixa para tentar arrebanhar o rebanho católico que não gostou nadinha da brincadeira papal.
A milionária garota do Rio
Cada vez mais poderosa, a fortuna de Anitta (foto), de 28 anos, acaba de ser revelada pela “Forbes México”. Em 10 anos de carreira, acumula patrimônio de US$ 100 milhões (meio bilhão de reais). Nascida no subúrbio carioca de Honório Gurgel, a cantora, em entrevista à revista, atribuiu sua conquista ao fato de ser sua própria empresária e ter administrado sua carreira e investimentos, além da participação no aplicativo OnlyFans. E declarou triunfal: “Eu vim de baixo e conquistei tudo sozinha, graças ao meu trabalho. Por isso, se decido aparecer de biquíni, a mensagem é simples: sou uma mulher empoderada, dona do meu corpo e da minha vida”. E aconselha: “Não tenha medo do que a sociedade acha. Sou a prova de que tudo que a mulher quer, pode conseguir”.
Cartas à Redação
Marcelo Jorge Pereira da Silva, de 54 anos, preso segunda-feira passada numa operação contra um esquema de fraude imobiliária, acumula nada menos do que 119 passagens pela polícia. Está solto, zombando as vítimas. Pergunto: O que faz um cidadão ter 119 “passagens” pelas delegacias? Teria ido paquerar as delegadas? Tomar café com escrivão? Visitar as dependências da prisão? Usar o banheiro privativo? Ou apenas registrar uma ocorrência?
Campanha anti-vacina
Bolsonaristas de raiz têm postado nas redes sociais mensagens tendentes a desacreditar a eficácia da CoronaVac, tachada pelo “Mito” de vacina chinesa do Dória. As mais otimistas afirmam que o imunizante tem eficácia de apenas 40% depois da segunda dose. Particularmente, acho melhor 40% de proteção do que nada.
Tutti buona gente
O governador de São Paulo, João Dória, achou uma tremenda tucanagem do cacique do seu partido, Fernando Henrique Cardoso, badalar o encontro que teve com o capo dei tutti capi do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.
A bomba do Posto Ipiranga
Os ventos da economia começam a soprar a favor do presidente Jair Bolsonaro. O ministro Paulo Guedes sabe muito bem o que está falando quando diz: “Agora vem a eleição? Nós vamos para o ataque”.
Só queria entender
De Luiz Patriota, um gozador atuante nas redes sociais:
— Não entendi por que estão falando que se o Bolsonaro entrar no mar com água até a cintura, o senador Marcos Rogério se afoga.
André Mendonça no STF
O jornalista gaúcho Políbio Braga, da linha de frente da tropa bolsonarista, garante que até o final da semana que vem o presidente Bolsonaro deverá anunciar o nome de André Mendonça para a nova vaga que abrirá no STF com a saída de Marco Aurélio. O ministro é terrivelmente evangélico.
Bolsonaro vai para o Patriotas
O deputado Bibo Nunes (PSL-RS) disse que a saída do senador Flávio Bolsonaro do Republicanos é sinal de que irá para o Patriotas. Ele avalia que o presidente vai junto.
Carlo Caiado esclarece
Sobre a nota do “Diário do Rio”, aqui reproduzida na edição anterior, dando conta de que o presidente da Câmara Municipal Carlo Caiado, deve lançar o irmão candidato a deputado estadual, o vereador Carlo Caiado esclarece que não parou para pensar em eleições 2022. Acrescentou que está focado na pauta legislativa “que está uma loucura”.
O efeito Salles
Para João Bettencourt, editor do Relatório Reservado, parceiro da coluna, o andamento do inquérito contra o ministro Ricardo Salles terá profundo efeito sobre a imagem do governo e o discurso público do presidente. Se ganharem força as denúncias de corrupção, o golpe atingirá o coração do governo. Caso contrário, sairá fortalecida a narrativa de tentativas de retaliação decorrentes de mudanças realizadas pelo ministro — o que seria música para o ouvido do núcleo bolsonarista.