Jango merece respeito
Filha do saudoso presidente João Goulart, Denise compartilhou no Facebook carta da mãe, a ex-primeira-dama Maria Thereza, ao prefeito Eduardo Bonotto (PP), da cidade de São Borja (RS), num pedido para que o único museu no Brasil em memória do Jango não caia no esquecimento. Deixando claro não se tratar de uma situação política, cobrou do prefeito explicações para o abandono na preservação da Casa Memorial João Goulart. E argumenta, com carradas de razão: “Meus pertences estão lá, meus arquivos, documentos, objetos, mas o acervo não é apenas meu, está lá a memória deste país e não posso permitir que a nossa histó ria continue sendo esquecida”. Ela afirma não compreender a razão de a sua família ter sido excluída da manutenção da casa e diz querer apenas unir forças para manter preservada a memória de Jango. A postagem recebeu centenas de manifestações de apoio. Justos e merecidos.
EUA não apoiariam ditadura
De Brasília, o respeitado jornalista Vicente Nunes conta que, em conversas reservadas, integrantes do governo dos Estados Unidos dizem que não há a menor possibilidade de o país apoiar o retorno da ditadura no Brasil, como pregam defensores do presidente Jair Bolsonaro. “Nunca ouvimos embaixadores dos EUA e de países relevantes falarem em apoio à ditadura no Brasil”, diz uma autoridade norte-americana.
Independência ou golpe
Também baixou o espírito de Dom Pedro I na deputada bolsonarista Carla Zambelli (PSL-SP). Ela bradou no Twitter:
— Dia 7 de setembro estaremos todos na Avenida Paulista, por uma Nova Independência.
Fontes de inspiração
A atriz Mariana Ximenes (foto) que está no ar como a Condessa de Barral, em “Nos Tempos do Imperador”, em breve poderá ser vista também em “L.O.C.A. – Liga das Obsessivas Compulsivas por Amor” nas plataformas de streaming e também na rede de canais Telecine. Em entrevista ela revelou quem foi sua fonte de inspiração para viv er atriz Manu, uma jornalista feminista. “Tenho minhas inspirações, sim. A Andréia Sadi é uma jornalista que admiro muito. Estou sempre assistindo e lendo as notícias dela. Também tem Maju Coutinho, a Flávia Oliveira”. E ainda garantiu que admira muito o papel da imprensa.
Fina e certeira ironia
Da jornalista e escritora Cora Rónai sobre o “mico” pago pelas Forças Armadas dos Estados Unidos no Afeganistão:
— O cenário em Cabul é apenas o resultado mais atual e assombroso do trabalho de um monte de pazuellos que falam inglês.
Chá de cadeira
O STF já devolveu o passaporte do ex-prefeito, mas até agora, nem sinal de data para o plenário do Senado votar a indicação de Marcelo Crivella para a Embaixada do Brasil na África do Sul.
Baixaria frustrada
O deputado federal e ator pornô Alexandre Frota tentou engatilhar uma polêmica com o governador gaúcho Eduardo Leite, que recentemente admitiu publicamente sua homossexualidade. Não foi correspondido.
Fazendo espuma
Depois do voto impresso, a cortina de fumaça da vez, lançada por Bolsonaro & Cia, é se o Exército é ou não poder moderador. O debate, claro, é secundário: o importante é a histeria. (Bruno Thys)
Do Relatório Reservado
O Ministério da Justiça estaria investigando a possível ligação entre o terrorista paquistanês Mohammed Masood Azhar Alvi e células de grupos radicais em território brasileiro, mais precisamente na região da Tríplice Fronteira com a Argentina e o Paraguai.
Tela fria
A transmissão pela TV Brasil do treino militar em Formosa (GO) rendeu pouca audiência mais muitos memes nas redes sociais. As imagens da ação foram exibidas acompanhadas da clássica trilha do filme “Missão Impossível”.
PTB apela por Jefferson
O PTB denunciou ontem o Supremo Tribunal Federal à Corte Interamericana de Direitos Humanos pela prisão do presidente nacional da legenda, Roberto Jefferson. O pedido foi protocolado em San José, na Costa Rica.
Da rede social
Um enfermeiro para cada 20 pacientes contra 50 assessores para um deputado. Essa é a grave doença.
Partindo pra ignorância
O Paraguai vai subir o tom em relação à cobrança de uma suposta dívida de US$ 4,1 bilhões de Itaipu Binacional. Segundo informação que chegou ao Ministério das Relações Exteriores, políticos e entidades sindicais paraguaias estão organizando uma manifestação.
Realidade e ficção
Gaby Amarantos, que está na bancada do “The Voice Brasil Kids, vai estrear em novelas da Globo. Na trama das 18h, “Além da Ilusão”, interpretará uma faxineira que sonha em se tornar cantora de rádio.
Luz do sol
A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica informa que o país superou a marca de 700 mil consumidores com geração própria. Segundo a Absolar, foram R$ 32 bilhões investidos e 189 mil empregos criados.
Esta coluna circula às terças e sextas-feiras