A VOZ DO POVO
Aziz Ahmed
azizahmed@uol.com.br
O jabuti na caixa-preta
Quando, diante da sua claque no cercadinho do Palácio do Planalto, o presidente Bolsonaro afirmou que, se descobrisse algum corrupto em seu governo, daria uma voadora no pescoço do malfeitor, apareceu a oportunidade de ele desferir o golpe. Haviam colocado um jabuti na árvore e o autor da façanha, certamente, merecia levar o golpe anunciado pelo capitão. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) publicou um edital prevendo a compra de R$ 3 bilhões de equipamentos para a rede pública de ensino. A Controladoria Geral da União (CGU), órgão que passa o pente fino nas compras do governo, estranhou. Afora os indícios de direcionamento, 355 colégios receberiam mais de um laptop por aluno, 45 ganhariam mais de dois, e um deles, em Itabirito (MG), teria direito a 118 para cada aluno. A CGU melou a negócio. Até hoje, porém, é blindado numa caixa preta o nome de quem botou esse o jabuti na árvore, livrando-lhe o pescoço de levar a voadora do capitão.
A salvação da Pátria
Num vídeo com Silas Malafaia e outros líderes evangélicos, que circula nas redes sociais, o presidente Bolsonaro está convocando “todo o povo de Deus para jejuar no próximo dia 29, em favor da paz e prosperidade da nação brasileira”. Data vênia, o povo abandonado já está jejuando há muito tempo.
Virando jacaré
Bolsonaro foi aconselhado a comparecer a um posto de vacinação como forma de incentivar a campanha e, claro, criar um fato político a seu favor. Seria parte da metamorfose vista nos últimos dias, que inclui elogios à Pfizer e uso de máscara em eventos públicos.
Enterro dos ossos
O Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou a investigação para apurar a compra de mais de 700 toneladas de picanha e 80 mil litros de cerveja feita pelas Forças Armadas em 2020.
Colapsou geral
O ex-governador de Goiás Helenês Cândido, de 86 anos, morreu de Covid-19, na noite de quarta-feira, quando estava sendo transferido de ambulância do hospital em que estava internado para um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Caldas Novas, na região sul de Goiás. Segundo a família, ele aguardava pela vaga há três dias.
Coisa de maluco
O governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB) decidiu processar, por crime contra a honra, o presidente do PTB, Roberto Jefferson, que lhe dirigiu ataques homofóbicos. Em entrevista à Rádio Bandeirantes, Jefferson, a pretexto de criticar a política de segurança do Estado, atacou Leite: “Não é coisa de homem viril, diria que é coisa de viado. É um típico papel de viado”. Em áudio a dirigentes do PTB, ainda acrescentou: “Os deputados do Rio Grande do Sul estão seguindo o ‘lockdown’ de Dudu Milk Shake”.
Goleiro Bruno de volta
— Bem-vindo, “Paredão”!
Com essa faixa, a torcida do Atlético Carioca, clube de São Gonçalo, recepcionou seu novo e polêmico reforço para a disputa da Série C do campeonato estadual. Trata-se do goleiro Bruno, ex-Flamengo, que, desde 2019, cumpre pena em regime semiaberto pelo assassinato de Eliza Samudio, ocorrido em 2010.
Peixes graúdos e miúdos
Do Relatório Reservado: “Talvez o Tribunal de Contas do Rio precise de um Tribunal de Contas só para ele.”
Casa da Moeda à caça de clientes
A Casa da Moeda saiu em busca de novos clientes no próprio governo. Dirigentes da estatal têm batido à porta de órgãos públicos para ofertar serviços da empresa. Na semana passada, foi a vez do Inmetro.
Vida de artista
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a cardiologista Ludhmila Hajjar — que recusou o convite para substituir o general Eduardo Pazuello no ministério da Saúde —, ao violão, cantando “Amor I love you” para a então presidente Dilma Rousseff.
Do Diário do Rio
Francisco de Orleans e Bragança, tetraneto de D. Pedro II e bisneto de Princesa Isabel, decidiu se mudar para um pequeno prédio da família, no Beco dos Bragança, no centro do Rio. Com 66 anos, Francisco e sua mulher, Valeska, fizeram uma pequena reforma no prédio e já se instalaram no bairro onde seus ancestrais também viveram, a começar por D. João VI quando chegou ao Brasil, em 1808, e foi morar no Paço Imperial.
Belmonte em Ipanema
O Boteco Belmonte vai abrir nova unidade em Ipanema. O restaurante vai deixar o atual ponto, na Rua Teixeira de Melo, e se mudar para a Avenida Vieira Souto, esquina com a Rua Farme de Amoedo, onde já funcionou o bar Alberico’s e a Pizza Inn.
Esta coluna circula às terças e sextas-feiras