Coluna A Voz do Povo 17.08.21 – Povo na Rua

Coluna A Voz do Povo 17.08.21

A VOZ DO POVO
Aziz Ahmed
azizahmed@uol.com.br

O distinto ladrão de talheres
Quem contou esta história, em depoimento para o livro “Memórias da Imprensa Escrita”, de minha autoria, foi o jornalista Jorge de Miranda Jordão, uma lenda do jornalismo, falecido em 10 de fevereiro de 2020 e que, sábado último, completaria 89 anos. Em 1959, ele comandava a redação da extinta “Ultima Hora” de São Paulo, onde o hoje acadêmico Ignácio de Brandão Loyola assinava a coluna “São Paulo Confidencial”. Certo dia, Loyola recebeu do repórter Afonso de Souza uma informação bizarra, que lhe fora confidenciada pela deputada estadual paulista Conceição da Costa Neves (1908-1989). Ela estava numa comitiva da Assem bleia Legislativa paulista em visita oficial a Moscou. Depois de um jantar oferecido pelo governo russo, no Kremlin, quando os brasileiros embarcavam no ônibus para retornar ao hotel, caiu do sobretudo do deputado Murilo Souza Reis (1915-2005) uma penca de talheres de prata, que o distinto parlamentar havia surrupiado durante o banquete. O Loyola sapecou a nota na coluna. Dias depois, foi cobrir um evento na Assembleia e eis que o deputado, grandão e truculento, avançou sobre ele, desferindo um soco que passou de raspão. Veio a turma do deixa-disso e o presidente da Casa, o então deputado Abreu Sodré (1917-1999) — que viria governar São Paulo de 1967 a 1971 — ainda mandou prender o colunista. Durante alguns dias, Miranda publicou na primeira página uma nota dizendo que a Assembleia — composta de 50 deputados — tinha só 49. Listava o nome deles, omitindo o do Souza Reis, que acabou indo ao jornal re tratar-se. Mas não devolveu os talhares.

Perdeu
O ex-deputado Eduardo Cunha trabalhou nos bastidores da Câmara, junto a antigos colegas que lhe devem favores pelo resto da vida, em busca de apoio à aprovação do voto impresso.

Fora do tom
Num vídeo que circula desde sexta-feira nas redes sociais e no Twitter, o deputado e cantor sertanejo Sérgio Reis (foto) aparece numa reunião com mais de 20 lideranças do agronegócio e dos caminhoneiros para organizar uma manifestação em favor do presidente Jair Bolsonaro no dia 7 de setembro. “Nós vamos parar 72 horas”, diz Sérgio Reis “Se não fizer nada, nas próximas 72 horas ninguém anda no país. Não vai ter caminhão nem para trazer feijão para vocês aqui dentro. Vai parar porto, vai parar tudo. E não é só Brasília, é o país”. Várias lideranças de caminhoneiros reagiram, desmentindo a realiza ção do ato e afirmando que Sérgio Reis não representa a categoria.

Duda Mendonça  
Em 2002, o publicitário Duda Mendonça, falecido ontem, deu de presente ao ex-presidente Lula, num restaurante em Ipanema, zona Sul do Rio, uma garrafa do renomado vinho francês Romanée-Conti, safra de 1997. Custava, na época, mais de R$ 6 mi.

Duda Mendonça — 2
Em outubro de 2018, vésperas da eleição que resultou na escolha de Jair Bolsonaro contra Fernando Haddad (PT), Duda Menedonça afirmou que a eleição daquele ano foi “a mais doida que já vi”.

Duda Mendonça — 3
Conta o publicitário Jomar Pereira da Silva Roscoe que a agência de Duda, DM, pioneira no marketing eleitoral no país, tinha as iniciais do seu nome e refletia sua fé que “Deus é Mais” também no nome da escuna, na qual recebia os amigos para passeios em Salvador.

Do Relatório Reservado
O TCU vai colocar ainda mais lenha na fogueira contra o voto impresso – e, consequentemente, contra Jair Bolsonaro. O Tribunal prepara um relatório apontando para o alto e desnecessário custo que a medida traria para os cofres públicos. Consultado, o TCU confirma que o assunto é objeto do processo 025.548/2021-2, ainda sem documentos públicos.

Endereço certo
Do padre Júlio Lancellotte, em entrevista a Mário Sergio Conti:
— Não adianta botar Deus acima de tudo e colocar as pessoas abaixo do nada.

Faz sentido
Um dos mentores da tanqueada, aquele patético desfile de blindados fumegantes e caindo aos pedaços na Esplanada dos Ministérios tem sido chamado, na internet, de “Rainha da sucata”.

Voando alto
A Embraer está em negociações com a American Airlines para a venda de novo lote de aeronaves E175. Em 2018 a companhia aérea norte-americana comprou 15 jatos desse modelo.

Só pra não variar
Na semana passada, Geraldo Alckmin e Gilberto Kassab tiveram um jantar a sós, segundo uma fonte próxima ao ex-governador. O que ficou decidido sobre a mudança de Alckmin para o PSD? Nada.

Da rede social
Não se lamente que está envelhecendo. É um privilégio negado a muitos.

Esta coluna circula às terças e sextas-feiras