Coluna A Voz do Povo 09.07.21 – Povo na Rua

Coluna A Voz do Povo 09.07.21

Leite assusta o PT
O PT, que vislumbrava Lula como pule de dez na corrida presidencial, se assustou com a repercussão positiva e a projeção nacional que ganhou a entrevista do governador gaúcho Eduardo Leite ao programa do Bial. Sentindo o fulgurante aparecimento de uma terceira via forte, a partido começa a esboçar uma reação bem ao seu estilo: tentar desconstruir a imagem do pré-candidato tucano. Ontem mesmo, artigo publicado no jornal “O Globo”, assinado pelos deputados Pepe Vargas e Luiz F. Mainardi, respectivamente líder e vice-líder da bancada petista na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, acusa o golpe, ao revelar que o governo Eduardo Leite estaria aumentando o endividamento e o déficit fiscal do estado. O governador que se cuide. Numa eleição polarizada, os golpes são da cintura pra baixo.

Bolsonaro cai nas pesquisas
Pesquisa divulgada pela Quaest Consultoria e Pesquisa e pelo banco Genial Investimentos mostra que Lula tem 43% das intenções de voto, ante 28% de Bolsonaro e 10% de Ciro Gomes. No segundo turno, o petista venceria Bolsonaro com folga: 54% a 33%. Segundo a pesquisa, a avaliação negativa do atual governo aumentou: 44% rejeitam o presidente, enquanto 26% o avaliam positivamente e 28% o consideram regular.

Rachadismo e…
Um conjunto de excelentes reportagens de Juliana Dal Piva, publicadas no Uol, revelou que o “rachadismo” era uma prática do clã Bolsonaro: Flávio, na Alerj, Carlos, na Câmara de Vereadores do Rio e Jair, no Congresso. As histórias são contadas por uma ex-cunhada do presidente, que acompanhou bem de perto o “rachadismo” e aponta novos nomes, além de Queirós. (Bruno Thys)

…rachadinhas
A propósito da nota do parceiro Bruno Thys, acho que agora Bolsonaro se ferrou. Enquanto as suposições rondavam o negacionismo na pandemia, a adesão explícita ao Centrão, as atrapalhadas com as compras de vacinas etc, os imbróglios ainda não haviam sido digeridos pelo andar de baixo. Agora, de “rachadinhas”, o povão entende.

Do Relatório Reservado
O apoio à gestão Bolsonaro começa a provocar fissuras em uma das mais representativas entidades do agronegócio, a Aprosoja Brasil. O presidente da associação, Antônio Galvan, um dos maiores ruralistas do Mato Grosso, estaria sendo cobrado internamente pela baixa receptividade do governo a algumas das principais pautas de interesse dos grandes produtores de soja do país.

Gado contrabandeado
A Polícia Federal estaria investigando um grande esquema de contrabando de gado para o Brasil com a participação de pecuaristas do Centro-Oeste. Segundo o Relatório Reservado, a principal rota de entrada ilegal de animais no país seria pela fronteira entre o Paraguai e o Mato Grosso do Sul.

Stone no embalo do hip hop
Deu no “Glamurama” que o comentário nos Estados Unidos é de que Sharon Stone, que continua musa aos 63 anos, está “conhecendo melhor” o rapper RMR, de 25 (casal na foto). De acordo com a mídia especializada em celebridades, os dois tiveram uma série de encontros românticos nos últimos dias em Los Angeles, onde visitaram lugares badalados. A eterna estrela de “Instinto Selvagem” e o jovem astro do hip hop caíram na pista de dança ao som de hits dos colegas de profissão dele, que tem como marca registrada o uso de gorros que cobrem todo o rosto. Ninguém sabe ao certo se de fato está rolando algo mais entre eles, mas Stone —
solteira desde o fim de seu casamento com Phil Bronstein, em 2004 —
é conhecida por seu gosto por “cabritinhos”.

Estranho demais
Na série mistérios do Rio: por que o cidadão é obrigado pelo Detran a pagar em dinheiro vivo os R$ 95 do exame médico para renovação da habilitação? Mesmo antes da existência de Pix, cartão de débito etc, tal exigência já era estranha. Agora, então, é estranhiiiiiiiissima. (Bruno Thys)

O público e o privado
Do começo da pandemia até 30 de junho último, 53,6% dos pacientes internados por Covid em UTIs de hospitais públicos morreram. A taxa é de 30,2% nos hospitais privados. Os dados são de 644 hospitais (394 privados e 250 públicos) compilados pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira.

Então, usem máscaras
Estudo da Fiocruz reforça a eficácia do uso de máscaras para conter a transmissão do novo coronavírus. As análises em pessoas infectadas identificaram a presença do vírus apenas na parte interna da proteção, o que sugere o bloqueio da transmissão. O resultado foi verificado tanto nas máscaras cirúrgicas como nas de pano com duas ou três camadas.

Vacinas, sim
O Ministério da Saúde negocia com a Janssen a antecipação em pelo menos um mês da entrega de todas as 38 milhões de doses de vacina contra a Covid-19.

Caminhoneiros em pé de greve
O presidente do Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Carga, Plinio Nestor Dias, informou que a greve dos caminhoneiros, marcada para o próximo dia 25, continua de pé e ganhou força com o recente reajuste do óleo diesel.

Jardim Botânico reabre acesso
Um ano após a retomada da visitação pública, O Jardim Botânico do Rio reabrirá amanhã o acesso pela Rua Jardim Botânico, 920. Inicialmente, estará aberto apenas aos sábados, domingos e feriados, oferecendo mais uma opção de entrada e saída para o público.

Esta coluna circula às terças e sextas-feiras