Coluna A Voz do Povo 09.04.21 – Povo na Rua

Coluna A Voz do Povo 09.04.21

A VOZ DO POVO
Aziz Ahmed
azizahmed@uol.com.br

Causa própria, vidas alheias,
Se a lei proíbe aglomerações, o que fazer? Quem pergunta é meu parceiro Bruno Thys, autor da abertura desta coluna, ele responde: no Rio, segundo o governador em exercício Cláudio Castro, mudar a lei. No último sábado, dia 3, ele atraiu uma multidão à inauguração de um hospital em Nova Iguaçu, que leva o nome do grande cirurgião Ricardo Cruz, morto por Covid em dezembro. Teve palanque, discursos, muitos políticos da Baixada e — difícil de acreditar — a viúva do médico com os filhos.O evento repercutiu mal, claro, até porque vai contra princípios básicos e estava proibido pelo próprio governador. Foi uma ação de alguém mais preocupado em se associar ao sadismo genocida l iderado por Bolsonaro, do que em preservar vidas. Provocar aglomerações no auge da pandemia e em porta de hospital pra celebrar ato de governo é caso de polícia. Mas o governador não se deu por vencido. O competente e sério jornalista Edmilson Ávila, descobriu que, ainda no sábado, Claudio Castro fez um decreto suprimindo as palavras “inaugurações” e “cerimônias oficiais”, que constavam da lista de proibições impostas por ele próprio, em 25 de março. Livre e feliz, ele inaugurou uma estação da Cedae em Duque de Caxias, com o prefeito Washington Reis, políticos da região, aglomeração, palanque e discursos. Esse é o mesmo governador que proibiu festas no tal decreto do dia 25 de março e, logo em seguida, reuniu um monte de gente numa casa em Petrópolis para comemorar… o aniversário dele.

Telhado de vidro
Ainda sobre Claudio Castro: o governador em exercício do Rio tem sido aconselhado a recuar algumas jardas na queda de braço com Eduardo Paes. A proximidade intestina com o Pastor Everaldo, denunciado à Justiça junto com o governador afastado Wilson Witzel, não dá muita margem para Castro sair botando banca.

Palmas para o Posto Ipiranga
No curto discurso que improvisou durante o jantar com empresários, Bolsonaro foi aplaudido quando elogiou o ministro da Economia. Em tom de brincadeira, disse:
— Se o Paulo Guedes deixar o governo, vou pedir uma pensão, porque nossa relação já é de união estável.

Do Congresso em Foco
A Câmara dos Deputados recebeu até agora 107 pedidos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro. Só nos últimos sete dias, foram 32.

Mais uma de Sergio Moro
O Ministério Público Federal está entrando com recurso na tentativa de suspender o agravo regimental da Segunda Turma do STF, que anulou a sentença contra o doleiro Paulo Roberto Krug.

Putin, o mais sexy da Rússia
Gosto não se discute, já diria o velho ditado. Pois aos 68 anos, solteiro e muito vaidoso, Vladimir Putin (foto) foi eleito o homem mais sexy da Rússia, de acordo com enquete popular feita pela plataforma Superjob.ru. Segundo o jornal “The Moscow Times”, o presidente foi apontado como o homem mais bonito da Rússia por 18% dos homens e 17% das mulheres que participaram da pesquisa. Para o Superjob.ru.  isso não é novidade. O polêmico presidente tem sido o vencedor da enquete nos últimos anos. “Nem atores, atletas ou outros políticos conseguem superá-lo”, afirma. Alguns atores famosos da Rússia, como Dmitry Nagiyev, Danila Kozlovsky e Konstantin Khabensky receberam votos, mas não chegaram nem perto da marca dele.

Um saldo de 8.959
No primeiro trimestre de 2021, a Junta Comercial registrou 14.938 novas empresas abertas no estado do Rio, um aumento de 40,5% em relação aos três primeiros meses de 2020 (10.636 novos negócios). No mesmo período, 5.979 empresas fecharam as portas no estado.

Mistério no castelo da Fiocruz
Do parceiro Bruno Thys:
— Eu e a torcida do Flamengo somos entusiastas e reverenciamos a Fiocruz por tudo o que ela deu e dará ao país no campo da saúde pública. Mas há mistérios insondáveis naquele castelo em estilo mourisco — um oásis de encanto na triste paisagem da Avenida Brasil —, especialmente nos últimos meses: quantidades de vacinas e datas de entregas informadas pela Fiocruz são peças ficcionais. Não se cumpre o que se anuncia uma única vez. Definitivamente, há algo estranho ali.

Docas em mar revolto
Deu no Relatório Reservado que a Companhia Docas do Rio de Janeiro está centrando suas baterias sobre o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery. Na estatal, a leitura é que a agência reguladora estaria deliberadamente segurando o julgamento do processo movido contra a MRS Logística e o Porto do Sudeste. Docas cobra da dupla uma suposta dívida de R$ 25 milhões referente à movimentação de minério no terminal marítimo de Itaguaí.

Na mira do Centrão
No que depender do presidente da Câmara, Arthur Lira, a reforma ministerial ainda não acabou. Um dos próximos alvos do Centrão seria o Ministério da Ciência e Tecnologia, nas mãos do astronauta Marcos Pontes, prestes a ir pro espaço.

Pura tucanagem
Segundo uma fonte próxima ao ex-governador Geraldo Alckmin, médico, teria se colocado à disposição de João Doria para colaborar no combate à pandemia. Até agora, não teve resposta. Doria não dá a menor brecha para os tucanos da velha guarda.

STF mal na fita
Pesquisa do PoderData mostra que o trabalho do Supremo Tribunal Federal (STF) é considerado “ruim” ou “péssimo” por 42% da população. Apenas 16% acham o desempenho da Corte “ótimo” ou “bom”, 36% consideram “regular” e 6% não responderam.

O Top 10 da Fifa
A Fifa anunciou a edição de abril do seu ranking de seleções com a Bélgica ocupando a 1ª posição, a França a 2ª e a seleção brasileira a 3ª.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1406116&o=node https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1406116&o=node O Top 10 é completado por Inglaterra (4ª posição), Portugal (5ª), Es panha (6ª), Itália (7ª), Argentina (8ª), Uruguai (9ª) e Dinamarca (10ª posição).

Esta coluna circula às terças e sextas-feiras