Coluna A Voz do Povo 06.07.21 – Povo na Rua

Coluna A Voz do Povo 06.07.21

Terrivelmente
Passa ao largo da mídia e dos meios jurídicos a discussão sobre a indicação do substituto de Marco Aurélio Mello. Tornou-se um assunto menor ou intramuros, em que a mídia se limita a registrar passivamente alguns lances da disputa. Mesmo sendo uma prerrogativa constitucional do presidente da República, a escolha deveria ser debatida com a sociedade pelo poder que se confere a um integrante da Suprema Corte. É cargo vitalício. O risco da escolha monocrática e sem um amplo debate, apenas a chancela do Senado, é tão maior quando a cabe a um presidente que aponta a religião — e não o equilíbrio e o notório saber jurídico — como pré-requisito ao cargo. Pior: Bolsonaro não busca um ministro “terrivelmente evangélico”, como alardeou, muito menos terrivelmente competente. Ele vai indicar alguém terrivelmente bolsonarista. Assim, os dois candidatos que atendem ao tal critério são um procurador que aderiu ao governo, manteve-se alheio à sucessão de barbaridades perpetradas por Bolsonaro contra a Covid e já foi apelidado pela ministra Rosa Weber de “espectador geral da república”; e outro que usa a Lei de Segurança Nacional, entulho da ditadura, na tentativa de enquadrar adversários do presidente. Ou seja: na melhor das hipóteses, o STF, principal corte de justiça do país, dará posse a um ministro terrivelmente ruim. (Bruno Thys)

Em campanha no Sul
A logística da moto-carreata bolsonarista no próximo sábado, em Porto Alegre (RS), só será conhecida na última hora por questões de segurança. O RS possui 1,5 milhão de motos registradas e Porto Alegre conta com quase 200 mil. Em São Paulo, 100 mil motos participaram da “motociata”.
Mensagem venenosa
Do neobolsonarista Roberto Jefferson, presidente nacional do PDT, ontem, em seu blog:
— Um político comunista ligado à Cuba, que responde pelo codinome de Daniel, teria um filme feito pela polícia secreta cubana, onde um urubu, num quarto de hotel em Havana, aparece de saia levantada sendo sodomizado. O veado velho está sendo chantageado. Uma vergonha!

Câmara do Rio dá exemplo
Com a urgência que o caso requeria, garantindo o direito de defesa, em dois meses e quatro dias desde a prisão provisória, o mandato do vereador dr. Jairinho foi cassado, por unanimidade, pela Câmara Municipal do Rio. Que tal postura sirva de exemplo para a Câmara dos Deputados, que mantém em seus quadros, votando e até preparando candidatura para 2022, a deputada Flordelis, igualmente ré por crime de morte, perpetrado há dois anos.

Leite ganha dimensão nacional 
Ao declarar publicamente que é gay no programa do entrevistador Pedro Bial, o governador gaúcho, tucano Eduardo Leite (foto), certamente abriu a porta para incômodos e atitudes preconceituosas. Afinal, é algo ainda muito pouco usual no mundo político. Há, contudo, outro aspecto mais significativo do ponto de vista político: o governador projetou uma imagem nacional e firmou-se como exemplo de inovação e coragem, atraindo elogios até mesmo de nomes de destaque na esquerda, como a comunista Manuela d’Ávila. Passará, assim, a ter um peso que ainda não havia adquirido efetivamente, como tentativa de renovação do PSDB.

Direita volver!
A observação é do colunista Quintino Gomes Freire, do “Diário do Rio”. O deputado do PSol do Rio, David Miranda, um dos maiores defensores da causa LGBTQIA+, não elogiou o governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), que saiu do armário e assumiu a homossexualidade. Mas disse que não basta ser gay para representar a classe. Sentiu o golpe. Leite tira a pauta de gênero da esquerda.

Ficou na vontade
Bolsonaro quer nomear Ricardo Salles para algum cargo no exterior – como fez com Abraham Weintraub e pensou em fazer com Eduardo Pazuello. A apreensão do passaporte do ex-ministro do Meio Ambiente, contudo, atrapalhou o projeto.

Bola murcha
A transmissão da Copa América no SBT tem registrado os mais baixos índices de audiência da competição em 20 anos.

CR7 tira onda
Curtindo férias, o craque português Cristiano Ronaldo tirou onda. Compartilhou um clique no Instagram, ao lado da família, em que agradeceu “o tempo de descanso ao lado deles” e exibiu o iate que comprou, em 2020, por R$ 38 milhões.

Made in Rio
A Volkswagen, apresentou o primeiro dos novos caminhões elétricos totalmente produzidos na fábrica em Resende, no Sul Fluminense. O modelo faz parte de um lote de 100 unidades adquiridas pela Ambev, que já assinou intenção de compra de 1.600 unidades até 2025.

A ponte dos Suspiros
A ponte Salvador-Itaparica, um dos maiores projetos de infraestrutura do Nordeste, balança antes mesmo de ser construída. Segundo o Relatório Reservado, o consórcio de empresas chinesas responsável pela obra — à frente a China Communications Construction Company  (CCCC) — deverá solicitar ao governo baiano a revisão dos termos do contrato. O argumento é que o custo do projeto, da ordem de R$ 7,7 bilhões, está defasado devido à forte alta dos preços de insumos, como aço e cimento.

Fiocruz fará pesquisa sobre Covid
A Fiocruz vai recrutar até 150 voluntários para uma pesquisa sobre como o organismo responde à vacinação contra a Covid, fazendo o acompanhamento por dois anos. Podem participar pessoas com idades entre 18 e 60 anos e que ainda não tenham sido vacinadas.

Esta coluna circula às terças e sextas-feiras