Coluna A Voz do Povo 06.04.21 – Povo na Rua
         

Coluna A Voz do Povo 06.04.21

A VOZ DO POVO
Aziz Ahmed
azizahmed@uol.com.br

O país entregue a Deus
O espaço para o consumo está se estreitando no Brasil e os gastos das famílias devem cair neste ano, voltando nos patamares de 2015 e 2016, quando o país enfrentava sua maior recessão. A avaliação é de analistas das principais consultorias de consumo do país. Os indicadores desanimadores. O índice de desemprego é crescente, a inflação acelerou, a pandemia da Covid-19 faz milhares de vítimas diariamente e leva a novos bloqueios de atividades, enquanto o auxílio emergencial chega tarde – e é pouco – no bolso de quem precisa.  Vendas de varejo restrito, calculadas pelo IBGE, devem mostrar queda de 5,5% no primeiro trimestre em relação aos três últimos meses de 2020. Como disse o presidente Bolsonaro, &ldq uo;o país está quebrado”. E ele mesmo reconhece que é Messias, mas não faz milagre. Há a crença, porém, de que tudo vai passar, porque Deus é brasileiro.

Mas se depender dos deputados…
Aí pais quebra mesmo. Exemplo: enquanto o salário mínimo teve reajuste de 39,59% entre 2015 e 2021, o valor do reembolso dos gastos com saúde dos nobres deputados, teve reajuste de 170,8%. Houve chiadeira dos pobres contribuintes. Mas ficou por isso mesmo.

Vírus infeccionou o governo
Alguns empresários pesos-pesados têm a percepção de que a pandemia vai a 400 ou 500 mil mortos, mesmo que o governo aumente a velocidade na vacinação. O vírus, eles acham, vai derreter Bolsonaro. Por isso, muitos se sentem desconfortáveis em dividir ações sanitárias com um governo tachado de “genocida”.

Tá feia a coisa
Uma crise tida como “sem precedentes” no fornecimento de componentes, aliada à queda da demanda no mercado interno com o agravamento da pandemia, levou à paralisação total ou parcial de 13 das 23 montadoras de automóveis do país, que somam 29 fábricas paradas, de um total de 58. Os dados são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Jefferson continua aprontando
O ex-deputado Roberto Jefferson publicou em suas redes sociais um vídeo intitulado ‘Kit anti satanás’, que segundo ele, deve ser usado como reação de “cristãos” ao fechamento de igrejas. “Kit anti satanás. Os comunistas que querem fechar as igrejas. Devem ser exorcizados”, escreveu o presidente do PTB.

De bem com a vida
A campeã Keyla Alves (foto), de 21 anos, vem chamando atenção não só pelos seus feitos no esporte, mas também pelo sucesso que faz nas redes sociais. A líbero veste a camisa da seleção brasileira de vôlei e diz como é conciliar a vida de jogadora profissional com as carreiras de modelo e influenciadora: ”Tem sido muito saudável e gostoso. Com a pandemia, tenho atuado mais como influencer, e adoro mostrar minha rotina para os fãs”, disse ao UOL Esporte. O currículo dela é recheado: Keyla é campeã brasileira, campeã sul-americana, vice-campeã paulista nas categorias de[M1]  base e foi considerada a melhor líbero da América do Sul em 2018.

Itamaraty está sendo higienizado
O novo chanceler, Carlos Alberto França, parece empenhado em erradicar do Itamaraty o “vírus” Ernesto Araújo. Além da iminente saída do embaixador Otávio Brandelli da Secretaria Geral das Relações Exteriores, França prepara mudanças importantes no chamado núcleo acadêmico e formulador do Ministério.

A voz da Ciência
De Richard J. Roberts, prêmio Nobel de Medicina:
— A indústria farmacêutica, na realidade, não quer curar ninguém por um motivo muito simples e direto: a cura é menos rentável que a doença.

Teve de engolir
Bolsonaro gostaria de ter outro nome para o Comando do Exército, mas teve de aceitar o general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira para pacificar a relação com as Forças Armadas. Foi lembrando a ele que, na carreira militar, antiguidade é posto.

A Lava-Jato no estado do Rio
De Stanley Valeriano, procurador da República:
— A força-tarefa no estado do Rio começou com a prisão do ex-governador Sérgio Cabral, em 17 de novembro de 2016 na operação Calicute. Seguiram-se outras 54 operações, que resultaram em 806 buscas e apreensões, 264 prisões preventivas, 894 denunciados e 183 condenados em primeira instância.

Flores na pandemia
As medidas mais rigorosas contra a pandemia em várias cidades do país prometem ser particularmente espinhosas para o segmento da floricultura, que movimenta cerca de R$ 9 bilhões por ano. O aperto no isolamento social coincide com um período chave para o mercado: a colheita do enorme volume plantado em dezembro de olho para atender ao Dia das Mães, em maio.

Portas abertas
Além do PSDB, o PSD, de Gilberto Kassab. também abriu as portas para o atual presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, disputar eleições ao governo do Rio em 2022.

Esta coluna circula às terças e sextas-feiras