Celeiro de bambas, a zona oeste vem se firmando como um dos principais pontos onde a cultura preta se sedimenta com força, seja por meio das rodas e escolas de samba, ou por ações fomentadas pelo Circuito Afro Carioca. Para o Dia da Consciência Negra, a programação preparada pelo projeto, traz para Padre Miguel, a nata do segmento, reunindo no Ponto Chic, um dos principais redutos do bairro, o Samba da Macaca, Pagode do Feijão e o Samba da Cabeça Branca celebrando o legado cultural da ancestralidade africana.
Segundo Guilherme Oliveira, produtor cultural responsável pelo projeto, realizar o Encontro de Rodas de Samba em Padre Miguel, é potencializar a capacidade que o bairro tem, em abrigar eventos de diferentes magnitudes, com um público diverso.
“Temos duas escolas de samba e uma infinidade de opções maravilhosas na zona oeste, que contemplam diferentes tipos de público, sem falar na intergeracionalidade. Um dos principais objetivos do Circuito Afro Carioca é fazer com que os olhares se voltem ainda mais para a nossa região”, diz o empreendedor.
Além do Encontro das Rodas de Samba, a programação inclui também, uma participação especialíssima dos passistas e da bateria da Unidos de Padre Miguel. Recém chegada ao Grupo Especial do Carnaval carioca, a vermelha e branca está completando 67 anos em novembro, e terá como enredo Egbé Iyá Nassô, que celebra a ancestralidade africana consagrando o Terreiro da Casa Branca do Engenho Velho, primeiro Ilê plantado em terras brasileiras, instaurando o candomblé.
O evento é grátis e começa às 12h. Para mais informações. (21) 98136 7945.
Serviço: Circuito Afro Carioca apresenta: Encontro de Rodas de Samba – Dia da Consciência Negra
Data: 20 de novembro, quarta-feira
Local: Ponto Chic
Horário: a partir das 12h
Valor: entrada franca
Atrações: Samba da Cabeça Branca, Samba da Macaca, Pagode do Feijão
Participação Especial: passistas e bateria da Unidos de Padre Miguel
Classificação: Livre