A Prefeitura de Resende segue com a castração de gatos no castramóvel instalado na Área de Lazer Julieta Botelho, mais conhecida como Parque Tobogã, no bairro Vila Julieta (Alvorada). O projeto itinerante dos castramóveis, desenvolvido pelo governo municipal, chegou ao local nesta semana. Nesta edição, o processo de triagem para a realização do procedimento será, exclusivamente, para a população felina no trailer dentro do Parque Tobogã, em virtude de medidas de cautela por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Devido à falta de insumos no País, a Saúde Animal do Município vem priorizando as cirurgias de emergência. No caso dos felinos, a cirurgia eletiva de castração continua possível devido à baixa complexidade da sedação necessária. As castrações são feitas entre 9h e 15h, de segunda a sexta-feira. Nos dois primeiros dias de projeto no Parque Tobogã, já foram castrados oito gatos. O outro castramóvel permanece prestando os serviços gratuitos em frente à Unidade de Saúde da Família (USF), no bairro Parque Minas Gerais, incluindo o atendimento aos animais dos Condomínios Gardênia e Tulipa, desde o dia 8 de março.
Os castramóveis atendem, exclusivamente, cães e gatos com idade igual ou superior a seis meses, sem enfermidades, com exceção da população canina braquicefálica (focinho achatado ou curto). A partir da implantação do projeto no bairro onde o interessado reside, basta comparecer com o seu pet de estimação para a avaliação veterinária.