Casos de estupros de crianças e adolescentes se acumulam em uma triste rotina no Rio de Janeiro – Povo na Rua
         

Casos de estupros de crianças e adolescentes se acumulam em uma triste rotina no Rio de Janeiro

onda estupros rio

Em dois dias, a Polícia Civil do Rio prendeu quatro suspeitos de estupro. As prisões acontecem após um caso de violência sexual chocar o país: no Espírito Santo, uma menina de 10 anos foi violentada e ficou grávida. O suspeito do estupro é um tio dela.

Os dois últimos casos ocorreram na noite da última quarta-feira. Em Realengo, ana Zona Oeste da capital, agentes da Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (Dcav) prenderam um homem de 31 anos que tinha a prisão preventiva decretada pela Justiça. Ex-militar do Exército, ele é suspeito de violentar três sobrinhas.

Em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, foi capturado um idoso de 72 anos, denunciado pela avó da sobrinha dele. A prisão foi resultado de uma ação conjunta da 132ª DP (Arraial do Cabo), da 125ª DP (São Pedro da Aldeia) e do 25º BPM (Cabo Frio).

No caso de Realengo, os estupros foram descobertos graças a uma carta escrita por uma das vítimas. Segundo os investigadores, nela a vítima narrava, “com amargura”, os abusos que sofreu. Ainda de acordo com a polícia, depois que as denúncias vieram à tona na família, surgiram outros dois casos envolvendo o ex-militar, também de abusos de sobrinhas.

“Os pais levaram a carta à delegacia. Ela não conseguia verbalizar. Não conseguia falar. Um psicólogo falou com ela na delegacia e conseguiu que ela falasse”, disse o delegado Luis Henrique Marques Pereira, titular da Dcav.
Em relação à prisão ocorrida em São Pedro da Aldeia, a polícia informou que o idoso é suspeito de dois estupros.

Os crimes ocorreram em 2009, quando a menina tinha apenas 11 anos e ele, 60. O homem é natural de Arraial do Cabo e estava morando em São Pedro. Contra ele – condenado a seis anos de prisão – havia um mandado de prisão em aberto.

As investigações começaram quando o avô da menina denunciou o caso à polícia e buscou atendimento médico para ela, após tomar conhecimento dos abusos. A criança decidiu contar o que havia acontecido para a mulher do avô, depois de assistir na televisão uma reportagem sobre violência contra menores.

Casos de estupro dentro da família acabam sendo mais comuns do que se pode imaginar. Para o delegado-titular da Dcav, os criminosos aproveitam que a vítima está vulnerável.

Policiais da 35ª DP (Campo Grande) prenderam em flagrante, na noite desta quarta-feira, um idoso de 65 anos que realizava festas sexuais com menores em um bar em Santíssimo, na Zona Oeste do Rio. Ele é proprietário do local, e foi encontrado por volta das 21h40 com uma menor de 13 anos.

De acordo com o delegado Luís Maurício Armond Campos, titular da 35ª DP, o homem aliciava meninas menores de idade, oferecendo pagamento em dinheiro para elas participarem de eventos com práticas sexuais no endereço na parte da noite.