Carga Pesada na Brasil: Prefeitura desiste de proibir caminhões! – Povo na Rua

Carga Pesada na Brasil: Prefeitura desiste de proibir caminhões!

A restrição de tráfego de caminhões na Avenida Brasil, por conta da inauguração do novo corredor do BRT, o Transbrasil, não vai mais acontecer.

 

A decisão foi comunicada na noite desta quinta-feira, durante reunião do alto escalão da Prefeitura do Rio com representantes de transportadores, setor de logística e caminhoneiros. Inicialmente, a mudança na circulação estava prevista para o dia 16 de março, neste sábado, e, no início desta semana, foi divulgado o adiamento. Conversas nos últimos dias, no entanto, mudaram o rumo do planejamento. O município confirmou a decisão pela suspensão.

 

— A gente entende que uma operação mais intensa na Brasil, com mais estrutura, pode até melhorar o trânsito. O ganho com as restrições aos caminhões era de 1,39%, segundo estudo que encomendamos, para você adotar essa medida. E o prejuízo era enorme. Mas o diálogo foi aberto, entre prefeitura, iniciativa privada e caminhoneiros, e o bom senso prevaleceu. Menos um problema para o Rio — afirma o presidente da Logística Brasil, André de Seixas Porto, que publicou um comunicado sobre a decisão nas redes sociais.

 

Uma primeira reunião do prefeito Eduardo Paes com quem opera carga na Avenida Brasil, no Palácio da Cidade, já tinha ocorrido na segunda-feira. Nesta quinta-feira, no encontro no Centro de Operações Rio (COR), entre outros, estavam presentes os secretários municipais de Transportes, Maína Celidonio, e da Casa Civil, Eduardo Cavaliere, e o presidente da CET-Rio, Joaquim Diniz.

 

Segundo Seixas, a prefeitura fará um acompanhamento, mês a mês, do fluxo de trânsito na Avenida Brasil sem restringir os horários para caminhões.