Capitão Nelson vira o jogo no segundo turno, derrota Dimas do PT, e é eleito – Povo na Rua
         

Capitão Nelson vira o jogo no segundo turno, derrota Dimas do PT, e é eleito

capitão nelson

O PT somou mais uma derrota nessas eleições e dessa vez em um lugar onde a expectativa criada no primeiro turno acabou iludindo quem acreditava na vitória do candidato que terminou o pleito do dia 15 de novembro em primeiro lugar. O povo de São Gonçalo virou o jogo e Dimas do PT acabou derrotado por Capitão Nelson (Avante), que vai governar a cidade pelos próximos quatro anos. Nelson Ruas, que é capitão reformado da Polícia Militar, obteve 50,79% dos votos (189.719), enquanto o adversário, Dimas Gadelha (PT), alcançou 49,21% (183.811). Votos nulos somaram 11,07% e 223.352 eleitores não compareceram às urnas, somando uma abstenção de 33,65%.

Capitão Nelson saiu do local onde acompanhava a apuração nos braços de seus apoiadores e agora esperará a diplomação pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e tomará posse do mandato em 1º de janeiro de 2021, em cerimônia a ser realizada na câmara municipal da cidade. Para o segundo turno, o candidato do Avante contou com o apoio de candidatos derrotados no primeiro turno – Ricardo Pericar (PSL) e Roberto Sales (PSD) – o que pode ter sido fundamental para a vitória. Na reta final do pleito do segundo turno, Capitão Nelson recebeu ainda o apoio de deputados federais ligados ao presidente da República Jair Bolsonaro, que chegou a gravar um vídeo manifestando apoio ao candidato eleito em São Gonçalo.

“Devo isso tudo a minha família, aos meus amigos, à esta equipe maravilhosa e a todos que me apoiaram até aqui. Que orgulho que tenho da minha cidade! Que orgulho que tenho de ser gonçalense. Saio desta campanha vitoriosa de cabeça erguida e com disposição de honrar cada voto que me foi confiado. São Gonçalo tem jeito e o gonçalense fez a escolha certa. Eu vou provar que todos os votos em mim confiados foram acertados. Vamos juntos construir a São Gonçalo que queremos”, disse em seu discurso da vitória.

Já Dimas do PT, que acabou o primeiro turno como mais votado mas tomou a virada no segundo turno, teve no seu time o atual prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, o prefeito eleito de Niterói, Axel Grael e o prefeito de Maricá, Fabiano Horta. Mas tais apoios parecem não ter surtido efeito ou jogara contra o candidato do PT.

Propostas

O plano de governo de Capitão Nelson diz que na área da saúde ele pretende informatizar a rede municipal para agilizar o agendamento de consultas, exames e cirurgias. A adoção de um processo informatizado, segundo o programa, permitirá a automatização de diagnósticos e receitas, bem como a armazenagem do histórico dos pacientes.

Capitão Nelson pretende implantar uma unidade municipal de pronto atendimento 24 horas para atender as regiões que, segundo a campanha, “hoje não são contempladas com uma unidade de emergência”.

Em relação à educação, o programa de Capitão Nelson diz que serão estabelecidos “critérios para a Rede Municipal de Educação atingir as metas estabelecidas junto ao Ministério da Educação”. É citado, ainda, a universalização do “acesso às creches públicas para crianças entre 3 e 5 anos” e descentralização da compra da merenda escolar.

Na segurança pública, ele fala em melhorar a iluminação de São Gonçalo e criar um Centro Municipal de Comando e Controle. Capitão Nelson quer resgatar espaços públicos com a construção de academias ao ar livre e de praças.

Em planejamento urbano e ambiental, Capitão Nelson diz que será incentivado o uso de veículos não poluentes e também se priorizará a execução de projetos de saneamento. Na economia, Capitão Nelson propõe fomentar o empreendedorismo e a economia solidária.