A área central de Campos, no Norte Fluminense, começou a ter restrição de acesso desde ontem (6), com a instalação de barreiras nas principais ruas da região para evitar a circulação de pessoas e veículos. Na última segunda (5), a Prefeitura anunciou que vai manter a fase vermelha na cidade, que segue com um cenário preocupante de contaminação pelo novo coronavírus.
De acordo com a Prefeitura, só poderão circular na área central da cidade as pessoas que comprovarem residência ou a necessidade de deslocamento em razão de pagamento em agências bancárias ou a estabelecimentos cujo funcionamento é permitido.
O atendimento presencial no comércio continua suspenso, mas podendo funcionar em sistema delivery, ou seja, com entrega em domicílio.
Só entre sábado (3) e segunda (5), Campos registrou 280 novos casos confirmados da Covid-19 e 20 mortes causadas pela doença. O número de pessoas que aguardam na fila por um leito de UTI, que está com 100% de ocupação, subiu de 24 para 26 do início da tarde desta segunda para a noite. O número de pacientes aguardando por leito de enfermaria também subiu de 9 para 14.
A cidade tem 24.324 casos confirmados da doença, com 889 mortes causadas pela Covid-19.
Nesta segunda (5), durante a reunião do Gabinete de Crise, subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Proteção da Saúde, Charbel Kury, fez duras declarações sobre a Covid-19 no município.
“Estamos à frente de uma máquina de matar, extremamente efetiva ou eficiente”, disse Charbel.
“A instalação destas barreiras para evitar a circulação neste quadrilátero da área central é necessária para reduzir a circulação de pessoas. Desta forma, conseguiremos diminuir a transmissão do vírus e, consequentemente, o número de internações e mortes no município”, afirmou a chefe da Vigilância Sanitária, Vera Cardoso de Melo.
A Prefeitura ressaltou que a população deve continuar seguindo os protocolos “Regras da Vida”, mantendo o distanciamento, utilizando o álcool 70% para higienização das mãos e a máscara facial. A fiscalização da Vigilância Sanitária segue diariamente em todo o município e denúncias podem ser feitas através do telefone (22) 99868-0244, informou o governo municipal.