BRT Transbrasil e ciclovia Tim Maia são tratados como prioridades por Eduardo Paes – Povo na Rua
         

BRT Transbrasil e ciclovia Tim Maia são tratados como prioridades por Eduardo Paes

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Entre os desafios que aguardam Eduardo Paes na prefeitura, estão dois velhos conhecidos: o BRT Transbrasil e a Ciclovia Tim Maia. Grandes promessas na área da mobilidade, esses projetos saíram do papel na primeira passagem de Paes pela administração municipal, mas não tiveram o fim esperado. A Transbrasil, prometida inicialmente para 2016, não ficou pronta no prazo e nem mesmo após os quatro anos da gestão de Marcelo Crivella. O trecho segue em obras, sem data prevista para conclusão. Já a ciclovia revelou ter graves problemas estruturais: ainda em abril de 2016, um trecho da pista desabou e duas pessoas morreram. Nos anos seguintes, outros três trechos ruíram e, atualmente, apenas 3,8 dos nove quilômetros da ciclovia estão abertos.

A solução desses problemas é tratada como prioridade pela equipe de transição do prefeito eleito. Para a Avenida Brasil, a proposta é retomar as obras no primeiro trimestre de 2021.

Futura secretária municipal de Infraestrutura, Kátia Souza inspecionou a via para diagnosticar onde estão os principais problemas e elaborar um relatório com os pontos que precisam ser atacados prioritariamente. O documento está em fase de finalização.

“Concluir a Transbrasil foi um compromisso de campanha do prefeito eleito Eduardo Paes e já iniciamos o nosso planejamento e o entendimento com o consórcio responsável por ela para que as obras possam ser retomadas no primeiro trimestre do governo”, afirma ela.

A conclusão da obra fazia parte das promessas de campanha de Crivella. Entre as 41 propostas concretas apresentadas no programa de governo, registrado junto ao Tribunal Regional Eleitoral, a de número 17 dizia: “concluir as obras do BRT TransBrasil e garantir sua operação efetiva até o final de 2017”.

A atual gestão diz que 90% das intervenções já estão concluídas, e põe a culpa pelo atraso na necessidade de readequar o projeto original. A Secretaria municipal de Infraestrutura, Habitação e Conservação afirma que o projeto só ia até a passarela 2 do Caju, sem os terminais, o que prejudicaria o funcionamento do corredor expresso.

As obras do BRT começaram em 2014, ainda na gestão de Eduardo Paes.