Bazares verdes promovem práticas sustentáveis – Povo na Rua
         

Bazares verdes promovem práticas sustentáveis

Realizados pelo Projeto EDUC Fase II, eventos demonstram na prática valores como economia circular, redução de resíduos e reaproveitamento de materiais

 

Pequenas atitudes diárias podem fazer a diferença para a qualidade do meio ambiente. E é com o objetivo de fomentar boas práticas em prol da natureza que o Projeto EDUC Fase II — desenvolvido pela ONG Guardiões do Mar em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, realizará mais duas edições especiais do Bazar Verde em Duque de Caxias neste mês de agosto. Os eventos, que celebram o Dia de Combate à Poluição, ocorrerão, pela manhã, nos dias 3 e 8 de agosto, no Parque Marilândia e em Jardim Primavera, respectivamente, abertos às comunidades.

Durante as atividades, o público poderá obter itens como roupas, livros, calçados e brinquedos usados. Para “comprar” esses produtos, basta levar unidades de materiais recicláveis, como papelão e plásticos — embalagens de shampoo, detergente, garrafa pet, copo de guaraná, entre outros —, para trocar por cédulas da moeda verde EDUCoin nas “casas de câmbio” instaladas nos locais.

 

Com a utilização da Moeda Verde, o Projeto EDUC pretende demonstrar, na prática, conceitos como economia circular, redução de resíduos, reaproveitamento de materiais, conservação de recursos hídricos, comércio justo, entre outros valores que podem tornar o mundo um lugar melhor.

“O Bazar Verde tem como objetivo mostrar que todos nós podemos colaborar com a conservação do meio ambiente, seja revendo hábitos, fazendo escolhas mais conscientes ou exigindo políticas públicas em prol da natureza”, ressalta a articuladora socioambiental do Projeto EDUC Fase II, Rosilene Baranda.

 

“O projeto EDUC Fase II desperta nos moradores a consciência de preservação, a cidadania e o trabalho em grupo. As pessoas passam a entender que precisam cuidar do seu meio, preservar e que o futuro depende do equilíbrio. Mudar hábitos, transformar e o exemplo arrasta”, define o coordenador geral do Projeto, Flávio Rabelo.

 

Palestra para lideranças comunitárias

Ainda como parte da comemoração do Dia de Combate à Poluição, o Projeto EDUC Fase II promoverá, no dia 17/08, das 10h às 12h, uma Oficina de Formação Continuada para Lideranças.

 

Comunitárias que residam em uma das áreas de atuação do Projeto: Centro de Campos Elíseos, Saraiva, Bom Retiro, Parque Marilândia, Parque Império, Jardim Primavera, Saracuruna e Xerém. A palestra O Papel das Lideranças como disseminadores de informações e boas práticas, frente aos impactos das emergências climáticas – Conservação de Manguezais e o Case da Guanabara será ministrada pelo presidente da ONG Guardiões do Mar e coordenador-geral do Projeto Do Mangue ao Mar, Pedro Belga.

“O objetivo é mostrar às lideranças que os problemas acarretados pelas emergências climáticas atingirão a todos, estando próximo do mar ou não. Informação não ocupa espaço e quanto mais informadas, mais bem preparadas estarão essas lideranças e suas comunidades para fazer frente a essas adversidades”, explica Belga.