Nos últimos anos, uma nova tendência chama a atenção no mundo corporativo: a “demissão silenciosa”. Este fenômeno, que se populariza entre os trabalhadores, consiste na decisão de permanecer no emprego, mas com uma atitude negativa e desengajada em relação ao trabalho. Em vez de pedir demissão imediatamente, os funcionários optam por permanecer na empresa, mas reduzem sua produtividade e comprometimento.
A “demissão silenciosa” está crescendo, com cada vez mais trabalhadores aderindo a essa prática. Esse comportamento é especialmente prevalente nos Estados Unidos e vem crescendo muito no Brasil, onde os trabalhadores enfrentam altos níveis de estresse e insatisfação no trabalho.
A empresa internacional Hogan Assessments, que tem priorizado suas iniciativas no Brasil, está atenta a essa nova adesão. “Descobrimos o fenômeno da demissão silenciosa em todas as gerações, desde trabalhadores em início de carreira que não consideram seu trabalho significativo, até funcionários que lutam para equilibrar o trabalho com o cuidado dos filhos e funcionários seniores que redefiniram as prioridades de seus objetivos de carreira”, disse o Dr. Ryne Sherman, diretor científico da Hogan Assessments e co-apresentador do The Science of Personality Podcast. “Em vez de ser culpa de uma única geração, tudo se resume a motivações e personalidades individuais.”
Mais sobre a Hogan
Os instrumentos desenvolvidos pela Hogan Assessments tiveram sua origem na década de 80, quando o psicólogo norte-americano Robert Hogan criou a primeira metodologia de avaliação de pessoal voltada exclusivamente para o ambiente corporativo. Esses instrumentos foram concebidos para atender às diversas necessidades de empresas, incluindo seleção, avaliação de potencial, desenvolvimento de gestores, coaching e formação de equipes, sendo especificamente adaptados para o contexto corporativo.
Diferentemente de adaptações de testes da psicologia clínica, esses instrumentos foram validados para atender de maneira mais eficaz às demandas dos processos de gestão de talentos das empresas, abrangendo áreas como atração e retenção de talentos, desenvolvimento de competências, sucessão gerencial, entre outros.
Reconhecida internacionalmente como líder em RH a Hogan Assessments, produz avaliações válidas e confiáveis com base em décadas de pesquisa. Suas ferramentas de avaliação estão disponíveis em mais de 40 idiomas e são adotadas por organizações em mais de 50 países. A empresa colabora com organizações de diversos portes e setores, desde pequenas até gigantes globais listadas na Fortune 500, abrangendo áreas como serviços financeiros, produtos farmacêuticos, varejo e bens de consumo. Anualmente, processa aproximadamente um milhão de avaliações de personalidade, com mais de 9 milhões de pessoas com avaliações concluídas.
O diretor regional das Américas da Hogan Assessments, Simon Castillo, afirma: “Nós temos uma compreensão profunda do comportamento humano e da adequação às culturas no trabalho. A abordagem da Hogan na avaliação de personalidade oferece direcionamentos cruciais para selecionar os candidatos ideais, identificar talentos e desenvolver líderes mais eficazes.”