Considerado um dos predadores mais poderosos dos oceanos, os tubarões habitam o imaginário popular e são tema da quarta edição da Shark Week do Aquário Marinho do Rio. Será um mês inteiro de comemorações com exibição de vídeos e atividades educacionais que estarão disponíveis para os visitantes de 8 a 31 de julho.
Uma das novidades da Shark Week é a “Gruta dos tubarões”. No local, conteúdo educativo sobre as diversas espécies que existem irão agradar adultos e crianças! Os visitantes também irão se surpreender com as atividades do “AquaEduca”. De segunda à sexta, sempre às 14h, educadores e tratadores irão contar as curiosidades sobre os cuidados e pesquisa com os tubarões que vivem em seus tanques, como Donald e Gastão, representantes da espécie Mangona (Carcharias taurus), e Ritinha e Zeca, o casal de tubarões-leopardo (Stegostoma fasciatum), entre outros.
Ainda no âmbito educacional, o AquaRio irá mostrar às crianças — a partir de 5 anos — um pouco da rotina de um pesquisador de tubarões. Os pequenos poderão ver de perto uma réplica de um tubarão para entenderam como os profissionais fazem para identificar a espécie, medir e pesar o animal. Com isso, poderão se conscientizar sobre o risco e a conservação das diversas espécies.
“O nosso objetivo é virar a chave do medo para o amor, por esses reais dos oceanos, fazendo dos nossos visitantes verdadeiros aliados da conservação dos tubarões”, explica Patrícia Rocha, bióloga marinha e responsável pela equipe educacional do AquaRio.
Edição especial online
No dia 14 de julho, às 18h, haverá uma live especial com o biólogo marinho e gerente técnico do AquaRio, Rafael Franco. Ele esclarecerá a importâncias dos tubarões, curiosidade, os cuidados e o papel dos bons aquários na conservação das diversas espécies.
Novidades no circuito de visitação
Para os visitantes que adoram tirar fotos, o AquaRio colocará fundos instagramáveis ao longo do circuito e atividades interativas. Além disso, os mais de 3 mil animais dos 28 tanques ganharão enriquecimentos ambientais especiais.
Próximo ao túnel do Grande Tanque Oceânico, haverá exibição de vídeos que contam os cuidados dos tubarões que vivem no AquaRio.
A importância da conservação dos tubarões
A preocupação com a conservação dos tubarões não é por acaso. Uma recente pesquisa publicada na revista Nature, em fevereiro deste ano, mostrou que as populações de tubarões e raias que vivem em alto mar diminuíram 71% entre 1970 e 2018 por causa da pesca desenfreada. Ainda segundo o estudo, para cada dez tubarões encontrados em mar aberto na década de 70, hoje há somente três.
Serviço:
Aquário Marinho do Rio
Praça Muhammad Ali, Gamboa (em frente aos Armazéns 7 e 8 do Porto do Rio)
Horário de funcionamento: De segunda à sexta, das 9h às 17h (com entrada no circuito até às 16h). Aos fins de semana e feriados, das 9h às 18h (com entrada no circuito até às 17h)
Ingressos: a partir de R$ 70
Informações e compra de ingressos: www.