O Flamengo saiu da maratona do Campeonato Brasileiro comemorando uma convincente vitória por 5 a 1 em cima do Corinthians em plena Neo Química Arena e fazendo um balanço positivo da sequência de quatro jogos em oito dias. Foram três vitórias, contra Athletico (PR), Vasco, Sport e Corinthians e um empate, contra o Red Bull Bragantino. Agora, chega a hora de virar a chave para aquela que é considerada a competição mais importante do ano.
Já classificado para as oitavas de final da Libertadores, o Flamengo volta a campo amanhã às 21h30 no Maracanã para enfrentar o Junior Barranquilla, da Colômbia, com o objetivo de garantir a primeira colocação do grupo e terminar a primeira fase como uma das melhores campanhas. Isso garantiria que o time carioca disputasse o segundo jogo em casa nas próximas fases.
Para a partida diante dos colombianos, o técnico Domènec Torrent deve promover algumas mudanças na equipe e poupar alguns atletas. Por conta dos cartões acumulados, Filipe Luís, Willian Arão e Thiago Maia, pendurados, podem ficar de fora para não correrem o risco de ficarem suspensos na primeira partida das oitavas de final. Na próxima fase, os cartões serão zerados.
Já com desgaste muscular, Rodrigo Caio realizou trabalho específico, enquanto Arrascaeta, que se lesionou com o Uruguai nas eliminatórias, iniciou tratamento no Centro de Treinamento do Ninho do Urubu. Os dois serão preparadores para a partida do Campeonato Brasileiro no final de semana. Já Everton Ribeiro iniciou tratamento integral, sem realização de exame.
Outro que tem chances de ser poupado na partida é o atacante Pedro. O artilheiro tem acumulado uma sequência de jogos e, pelo Flamengo já estar classificado, pode ficar de fora. “Nós jogamos muitos jogos este mês, e precisamos de um ponto para ficarmos em primeiro lugar no grupo. Vamos tentar trocar. Dou importância para Libertadores, mas vamos trocar bastante. Nosso elenco tem jogadores maravilhosos, podemos trocar tranquilamente”, disse Domènec Torrent.
Alguns atletas em especial estão com um desgaste alto nas últimas semanas, como Isla, que jogou 270 minutos em um intervalo de cinco dias. Thiago Maia é outro candidato. Mas o número de mudanças deve ser maior. Ainda há a expectativa de quando Gabigol e Diego Alves poderão retomar todas as atividades com o restante do time. O provável Flamengo que vai a campo com Hugo; Matheuzinho, Rodrigo Caio, Léo Pereira e Renê; Gerson, Diego, Everton Ribeiro, Vitinho e Bruno Henrique; Lincoln