Moradores do Rio dizem que não estão conseguindo agendar o teste para detecção de Covid-19 divulgado pela prefeitura – a Central 1746 e o aplicativo Rio Covid-19. Este último, por enquanto disponível apenas para a plataforma iOS. Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o sistema passará por ajustes durante o mês de janeiro.
De acordo com o órgão, apenas na segunda-feira (11) a Central 1746 recebeu 2 mil ligações, o que ocasionou lentidão no serviço. Ainda segundo a secretaria, houve 1.888 notificações no primeiro dia. A prefeitura afirma que o objetivo é fazer 450 mil testes –1,5 mil exames por dia na rede municipal de saúde.
Uma pessoa relatou a dificuldade em utilizar o aplicativo. “Eu estou com vários sintomas. Consegui fazer a ligação após várias tentativas. O atendente me fez todas as perguntas. No fim, ele apenas me orientou a ir na clínica da família dizendo que a marcação do exame não existia, que isso não acontecia no 1746 e que poderia apenas me orientar a ir até a clínica”, explicou Mônica Vidal.
“Não consegui nem falar, nem ser atendida, nada. Não era erro – não completava nem a ligação. Não dava nem sinal de ocupado, nem nada. Só caía a ligação, direto”, lamentou Danielle Castro.
No aplicativo Rio Covid-19, o usuário deve digitar o CEP da residência. Em seguida, precisa informar peso e altura, e-mail e celular, e ainda dizer se faz parte do grupo de risco – ou seja, se é portador de doenças como diabetes, hipertensão ou obesidade. Mulheres também precisam informar se estão grávidas.
Em seguida, é necessário dizer a data do começo dos sintomas e nomeá-los, responder se realizou o exame PCR e, por fim, apertar o botão “Enviar”.