“Aos Heróis da Liberdade”, exposição com Gringo Cardia na curadoria e textos do Luiz Antônio Simas com vozes de Tia Surica, Dona Ivone Lara e Cartola – Povo na Rua
         

“Aos Heróis da Liberdade”, exposição com Gringo Cardia na curadoria e textos do Luiz Antônio Simas com vozes de Tia Surica, Dona Ivone Lara e Cartola

O Governo do Estado, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, a Petrobras, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e o Museu do Samba apresentam a exposição interativa “Aos Heróis da Liberdade” com a curadoria de Gringo Cardia e os textos de Luiz Antônio Simas, vozes de Cartola, Tia Surica, Dona Ivone Lara e Martinho da Vila.

Em uma viagem pela história do samba, grandes sambistas e suas composições são homenageados durante a exposição, cujo nome é inspirado no samba-enredo da Império Serrano, de 1969. O acervo convida o visitante a conhecer narrativas por trás das instalações cenográficas que exaltam a cultura negra ao passo que combate ao racismo e à censura em seu resgate histórico.

Em uma mistura de ritmos, recursos audiovisuais, canto e dança, “Aos Heróis da liberdade” apresenta a relação das escolas de samba com a primeira manifestação cultural do povo escravizado. Segundo o historiador Luiz Antônio Simas, é uma exposição que “escancara as africanas e africanos que chegaram ao Brasil nos tumbeiros, e os seus descendentes, subverteram o horror do cativeiro e do racismo cotidiano em arte, beleza, sociabilidade, festa e esperança.

Para Simas, esse é o grande legado que o samba deixa para o Brasil: “Mergulhar nas trajetórias dos heróis da liberdade é um ato político e poético de comprometimento com o futuro”. Dentre os principais heróis que batalharam pela música pretas presente na mostra está Cartola, Dona Ivone Lara, Martinho da Vila, Dona Dodô, Tia Surica, entre outros.

Nilcemar Nogueira, idealizadora do projeto e fundadora do Museu do Samba, reforça que esse resgate histórico só é possível graças ao patrocínio da Petrobras e do Governo do Estado. “São fundamentais para ampliarmos o alcance de nossas iniciativas artísticas e sociais, já que viabiliza uma programação que une entretenimento, cultura e conscientização. A parceria contribui também, de forma decisiva, para que o Museu do Samba siga com seu compromisso de preservação da memória do samba, valorização dos sambistas e fomento da educação patrimonial para as novas gerações, começando pela comunidade da Mangueira e as escolas de ensino fundamental do entorno”.

A exposição “Aos Heróis da Liberdade” foi selecionada para patrocínio por meio da Chamada Pública de Múltiplas Expressões, do Programa Petrobras Cultural, lançado em 2022, e que selecionou 15 projetos de 10 estados brasileiros. O financiamento está sendo feito pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.