Alunos de Volta Redonda vão participar de torneio de robótica no Rio – Povo na Rua
         

Alunos de Volta Redonda vão participar de torneio de robótica no Rio

Participação será possível após doação de tapete próprio para a competição por parte do sistema Firjan/Sesi

Um grupo de alunos da Escola Municipal Walmir de Freitas Monteiro, no bairro Santa Rita do Zarur, em Volta Redonda, irá participar em dezembro, na cidade do Rio de Janeiro, da etapa regional do FLL (First Lego League Challenge) – considerado o maior torneio de robótica do mundo, reunindo estudantes de 9 a 15 anos. A participação será viabilizada por meio de parceria com o sistema Firjan/Sesi, que realizou a doação de um tapete utilizado para a competição durante encontro no gabinete do prefeito Antonio Francisco Neto na última semana.

Estiveram presentes na ocasião o coordenador do Firjan/Senai, Marcos Cappato; a gerente do Firjan/Senai/Sesi, Claudia Holzwarth; a diretora do Sesi, Juliana Baratieri; os secretários municipais de Educação, Osvaldir Denadai, e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré; e o diretor da E.M. Walmir de Freitas Monteiro e coordenador de Robótica da Secretaria Municipal de Educação (SME), Felipe Nóbrega.

O tapete doado para a equipe de alunos volta-redondenses é essencial em competições de robótica, pois cada um deles apresenta missões específicas que os robôs precisam completar, testando habilidades em programação, engenharia e trabalho em equipe. A iniciativa com os alunos está inserida no Robótica Volta Redonda (RVR), programa de robótica do município.

A Escola Municipal Walmir de Freitas Monteiro foi agraciada com a doação por parte do Sesi por ter desenvolvido um trabalho relativo ao torneio First Lego League (FLL) ao longo do ano letivo – que inclui uma parceria com o Instituto Positivo, que investiu R$ 40 mil em materiais para ampliar o projeto pedagógico de robótica.