A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e os operadores do Rio solicitaram, ao governo do estado e a Prefeitura do Rio, a inclusão dos profissionais do setor metroferroviário no calendário prioritário de vacinação, definido para os funcionários do transporte público. Ontem, a ANPTrilhos se reuniu com o vice-prefeito do Rio, Nilton Caldeira, para solicitar a inclusão do setor.
A Prefeitura do Rio divulgou a inclusão dos motoristas de ônibus, de transporte escolar e cobradores no grupo prioritário de vacinação contra a covid-19, porém mais de 5 mil profissionais que atuam nos sistemas de metrô, trem e VLT no estado ficaram de fora na inclusão.
Ainda segundo a ANPTrilhos, o setor metroferroviário de passageiros do Rio transporta diariamente mais de 600 mil passageiros, sendo um serviço essencial que, garante a circulação da população e também contribui com o funcionamento de outros serviços essenciais, como o da saúde.
Em nota, a ANPTrilhos ressaltou que repudia “a discriminação que esses profissionais estão sofrendo ao não serem incluídos no grupo prioritário de vacinação como os demais colaboradores do transporte público”.