Marcelo Crivella será julgado pela Justiça Eleitoral no caso ‘QG da Propina” – Povo na Rua
         

Marcelo Crivella será julgado pela Justiça Eleitoral no caso ‘QG da Propina”

O ex-prefeito do Rio, Marcelo Crivella, será julgado pela Justiça Eleitoral, por determinação do ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. De acordo com o ministro, a 1ª Vara Criminal Especializada da Capital do Rio de Janeiro, onde o processo tramita atualmente, não teria competência para o julgamento. Crivella é acusado de comandar um esquema de liberação de pagamentos a credores do executivo municipal e direcionar licitações em troca de propina, caso que ficou conhecido como o ‘QG da Propina’.

Outras 25 pessoas, além de Crivella, também viraram réus no processo. O ex-prefeito e os outros acusados respondem pelos crimes organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção passiva e ativa.
Segundo a Justiça do Rio, as mensagens trocadas entre integrantes do grupo deixam explícitas partilhas de propinas e a exigência, junto ao então prefeito, de obtenção de retorno financeiro do investimento que nele havia sido feito. Também foram considerados no processo planilhas, cheques, fotografias e prints de telas de computadores obtidos ao longo das investigações.