Para identificar as melhores opções de qualificação, o secretário Paulo Teixeira e as equipes técnicas da SETRAB têm se reunido com empresários fluminenses visando a realização de parcerias que objetivam a identificação das futuras necessidades da empresa para, assim, poder oferecer, nas unidades CT, qualificações que vão ao encontro de suas demandas.
Preparando os profissionais previamente para as vagas que surgirão. Com isso, espera-se melhorar a empregabilidade.
O alinhamento com as empresas tem sido constante, por meio de reuniões, presenciais ou virtuais, onde se busca o interesse das empresas em buscar mão de obra que foi preparada nas unidades CT para o preenchimento de suas vagas. Além disso, com a parceria, a SETRAB visa o aumento da oferta de vagas nos SINE-RJ, uma vez que as empresas se dispõem a oferecer suas oportunidades na rede SINE.
Entre os benefícios do programa, destaca-se o desenvolvimento de ações de apoio ao trabalhador, através do alinhamento entre a qualificação profissional, as demandas locais e a posterior oferta de oficinas, treinamentos, workshops que visam a qualificação e capacitação do cidadão para as vagas de emprego.
Existem 7 unidades atualmente, com tratativas avançadas para ampliar o programa e levar seus serviços a cada vez mais pessoas. Unidades: Manguinhos, Itatiaia, Guadalupe, Ilha do Governador, Nova Friburgo, Petrópolis e Seropédica
Sistema Nacional de Emprego
No Estado do Rio de Janeiro, a gestão do SINE é feita pela Secretaria de Trabalho e Renda, sob a coordenação e supervisão do Ministério da Economia. Entre os serviços oferecidos nas unidades SINE, destaca-se a intermediação de mão-de-obra, habilitação ao seguro-desemprego e orientação à carteira de trabalho.
Segundo análise realizada pelo Observatório do Trabalho da SETRAB, no período de 1 a 29 de março, nas unidades SINE do RJ, 3.296 pessoas se inscreveram no SINE.
O número de vagas oferecidas também é um destaque do período: foram 2.287 oportunidades de emprego, com o encaminhamento de 1.526 pessoas às oportunidades.
É possível se candidatar às oportunidades através do site Emprega Brasil, do aplicativo Sine Fácil, ou presencialmente nas unidades SINE.
Currículos podem ser enviados para o e-mail vagas@trabalho.rj.gov.
As vagas, disponibilizadas no SINE, aparecem para os candidatos de acordo com o seu perfil profissional, ou seja, eles precisam ser compatíveis (vagas e candidatos).
É realizada, pelo sistema SINE, uma análise das experiências anteriores (comprovadas em CTPS) e experiências declaradas com o perfil da vaga disponibilizado pelo contratante.
Para auxiliar o cidadão, foi criada uma Central de Esclarecimentos de Dúvidas, que funciona através do e-mail: duvidasinerj@trabalho.
Existe alguma estratégia para a recuperação do desemprego gerada pela pandemia do Covid-19?
Entre as estratégias adotadas pela secretaria, eu gostaria de destacar as reuniões com os setores empresariais. Esses encontros têm o intuito de viabilizar parcerias e entender quais são as dificuldades enfrentadas pelos empregadores na hora de contratar. Com isso, temos tido o retorno de muitos setores apontando que o problema maior ocorre com a falta da qualificação da mão de obra. Com esse feedback a Secretaria tem procurado avançar com programas para qualificar o trabalhador.
Qual a importância das Casas do Trabalhador?
As unidades Casa do Trabalhador promovem a qualificação e a capacitação do cidadão, visando ampliar suas chances de colocação e reinserção do cidadão no mercado de trabalho.
Entre os benefícios do programa, destaca-se o desenvolvimento de ações de apoio ao trabalhador, através do alinhamento entre a qualificação profissional, as demandas locais e a posterior oferta de oficinas, treinamentos, workshops que visam a qualificação e capacitação do cidadão para as vagas de emprego.
Qual a área de trabalho foi mais afetada pelo desemprego?
Segundo análise do Observatório do Trabalho da SETRAB, de acordo com o Novo CAGED, dentre os 5 setores analisados, o mais afetado foi o de Serviços, com saldo de -83.730 postos, resultado de 493.000 admissões e 576.730 desligamentos; seguido pelo Comércio que teve saldo de -11.346 postos, resultado de 272.963 admissões e 284.309 desligamentos.
Na análise dos Grupamentos de Atividades no Trabalho Principal, de acordo com a PNAD Contínua Trimestral/IBGE, os setores que mais diminuíram o número de ocupados no 4T20 em relação ao 4T19 foram: “Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas”, com redução de 247.000; e “Alojamento e alimentação” com redução de 178.000.
De que forma as empresas planejam auxiliar as Casas do trabalhador?
A parceria entre a SETRAB e as empresas visa promover o preparo prévio dos cidadãos para as vagas que surgirão, por meio da identificação das futuras necessidades da empresa para, assim, poder oferecer, nas unidades CT, qualificações que vão ao encontro de suas demandas. Com isso, espera-se melhorar a empregabilidade.
Além disso, com a parceria, a SETRAB visa o aumento da oferta de vagas nos SINE-RJ, uma vez que as empresas se dispõem a oferecer suas oportunidades na rede SINE.