O governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PSC), divulgou um vídeo se desculpando por ter realizado um evento em Itaipava, Petrópolis, na Região Serrana, no fim de semana.
A festa de aniversario governador, que completou 42 anos, foi marcada por desrespeito às normas sanitárias decretadas por ele mesmo para impedir o avanço da Covid-19.
No vídeo, Castro voltou a dizer que não se tratava de uma festa, mas sim de uma reunião familiar.
“A gente tem trabalhado muito duro. Hoje mesmo, foi um dia que eu não parei o dia inteiro. Falei com o ministro da Saúde, com os prefeitos e secretários de Saúde da região Sul Fluminense, falei com o nosso secretário de Saúde. (…) Porque salvar vidas é o nosso grande objetivo. Continuaremos trabalhando dia e noite para abrir leitos e vacinar toda a nossa população”, acrescentou.
Prefeitura de Petrópolis proibiu aglomerações
A celebração de Castro também desrespeitou um decreto da Prefeitura de Petrópolis, que proíbiu aglomerações até o próximo domingo (4).
Em um dos trechos o documento fala em eventos de caráter social, tais como casamentos, bodas, aniversários, formaturas, coquetéis, confraternizações, inaugurações, lançamentos, cerimônias. “Ficam suspensos qualquer tipo de aglomeração, seja em área pública ou privada”, aponta o decreto.
Na sexta-feira (26), Castro fez um apelo aos fluminenses para que respeitassem as medidas restritivas.
“Não é hora de fazermos festa. Tem muita gente morrendo, muita gente na fila de um hospital. Esse é um feriado pra nós ficarmos em casa”, disse.
Ele também pediu para evitar aglomerações. “Eu queria pedir muito à nossa população que evite aglomeração. Repito e vou repetir quantas vezes precisar: é hora de nós ficarmos reclusos, sim”, emendou.