A Voz do Povo 26.03.21 – Povo na Rua
         

A Voz do Povo 26.03.21

A VOZ DO POVO
Aziz Ahmed
azizahmed@uol.com.br

Os gafanhotos do contrabando
Os maiores fabricantes de defensivos agrícolas do país — pesos-pesados como Bayer, Basf e Syngenta — estão sendo atacados pela praga do contrabando. Segundo o Relatório Reservado apurou, e esta coluna confirmou, o volume de produtos ilegais apreendidos nas rodovias federais cresceu 90% em 2020. E continua crescendo este ano. Nos bastidores, os players do setor jogam parte dessa conta sobre os ombros da Anvisa. Apontam as restrições impostas pela agência à compra e uso de defensivos como um estímulo ao mercado negro.

Escutai as nossas preces
Lembra o parceiro Bruno Thys que no domingo, em ato comemorando o 66º aniversário, o presidente Bolsonaro disse a apoiadores na porta do Alvorada: “Enquanto eu for presidente, só Deus me tira daqui”. O bispo auxiliar de Belo Horizonte, dom Vicente Ferreira, reagiu em seu twitter: “Senhor, não tardes”. Para ele a “barbárie é a meta do nosso desgoverno”.

Circo de Horrores

Ainda do parceiro Bruno Thys:
— O noticiário da Corte revela que Bolsonaro tem um assessor especial, portanto alguém de máxima confiança, supremacista branco. Chama-se Filipe Martins. Ele fez a saudação racista (um gesto com os dedos) em plena sessão do Senado em que a horrenda figura de Ernesto Araújo era sabatinada. Que tempos!

A bola da vez
A propósito, segundo o site “Poder 247”, os senadores consideraram desastrosa a performance do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, durante sabatina na Casa na última quarta-feira. Ele foi amplamente repudiado e, segundo fontes do Planalto, já foi abandonado por Bolsonaro. O tempo terraplanista no Itamaraty parece ter se esgotado.

Era só o que faltava
Minha amiga do Face Maura Fraga conta que 98 doses de CoroinaVac foram roubadas da UBS de Americanópolis, Zona Sul de São Paulo. O ladrão, armado, fugiu numa moto.

Nem eu
— Algum dos senhores aqui compraria um carro do Moro, um carro do Dallagnol? — perguntou o ministro Gilmar Mendes, em seu patético comício no STF durante a votação da suspeição do ex-juiz no julgamento do caso do tríplex do Guarujá. O jornalista Augusto Nunes, em seu programa na Jovem Pan, respondeu:
— Eu compraria um carro do Moro, mas não compraria uma bicicleta do Gilmar Mendes.

Tucanagem
Com o arquivamento de mais um processo contra Aécio Neves, João Dória levou mais uma calça apertada. Os dois tucanos não se bicam desde quando o governador paulista quis expulsar o deputado mineiro do PSDB, desejo rechaçado pelos correligionários.

Tem cheiro de geosmina
O jornalista Claudio Magnavita, publisher do “Correio da Manhã”, publicou há uma semana que uma licitação de cinco lotes de medição da Cedae, com valor de R$ 200 milhões, teve entre os vencedores uma empresa ligada ao grupo do Pastor Everaldo.
Até agora, ninguém desmentiu.

Endereço certo
Depois de dizer em entrevista ao “Poder Online” que perdeu o útero ao trabalhar intensamente para o governo Bolsonaro em 2019, a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) resolveu encher mais ainda o saco do capitão. Apresentou proposta para impedir que gente maluca fique agarrada ao poder.

Persona non grata

Informação que circula no Ministério da Educação: com o agravamento da pandemia, o governo argentino deverá suspender a entrada no país de brasileiros que fazem pós-graduação em universidades locais.

Fio desencapado em Itaipu

O general João Francisco Ferreira, futuro presidente de Itaipu, assumirá o cargo com uma bola dividida pela frente. Segundo fonte próxima à empresa, o governo do Paraguai, sócio da usina, alega que a Eletrobrás teria uma dívida de US$ 70 milhões com a hidrelétrica.

O mito Luiza
Lula não está sozinho. Ciro Gomes também pretende conversar com a empresária Luiza Trajano, dona do Magazine Luiza. Isso para não falar do PSB, que cogita lançar Luiza como candidata à Presidência em 2022. Mas ela já disse que não tem vocação pra mito.

Tênis de mesa
O governo Bolsonaro lança dúvidas sobre o futuro da BR Distribuidora. A subsidiária da Petrobras virou uma bola de pingue-pongue, rebatida de um lado para o outro da rede entre estratégias e interesses conflitantes entre si.

Semântica
De um internauta realista: “Nunca mande ninguém se foder. Mande abrir uma empresa. É muito mais delicado e dá no mesmo.”

Saiu o Manual do Síndico
A Associação Brasileira de Administradoras de Imóveis acaba de lançar o Manual do Síndico. Totalmente gratuito, já está disponível para download através do link www.abadi.com.br.

Esta coluna circula às terças e sextas-feiras