O governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PSC), autorizou neste sábado (13) a compra de cinco milhões de doses de vacina contra a Covid-19, em articulação com o comitê formado pelos secretários da Casa Civil e da Saúde, além do procurador e do controlador-geral do estado.
Segundo Claudio Castro, o custo estimado da compra é de até R$ 300 milhões, que seriam pagos pelo governo.
Em um post nas redes sociais, o governador em exercício afirmou que passou a manhã deste sábado (13) em contato com prefeitos e outros governadores para viabilizar a aquisição.
“Fiquei em contato durante toda a manhã com secretários, prefeitos e governadores para tratar da compra de vacinas. Seguimos analisando de perto os números da covid fornecidos pela Secretaria de Saúde, discutimos sobre as medidas preventivas e sabemos que esta hora é de união”, escreveu o governador.
Comitê para compra de vacinas
Na noite desta sexta (12), o governo do estado publicou um decreto criando um comitê que será responsável pela compra de imunizantes, por fora do Plano Nacional de Imunização (PNI).
O comitê, responsável pelo contato com os fornecedores tem autorização para fazer parcerias com municípios para a compra de vacinas e insumos.
De acordo com o decreto, o comitê também deverá adotar medidas de transparência na compra e distribuição das vacinas.