A fila para a vacinação nesta sexta-feira (12) no município de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, começou a se formar às 18h de quinta-feira (11). O calendário no município estimava vacinar os idoso acima de 72 anos ao longo do dia, mas algumas pessoas que chegaram às 8h desta sexta já não conseguiram garantir a imunização.
“Não tem vacina. Estão dizendo que tem que chegar um dia antes. Entrar na fila e ficar a noite todinha aqui”, disse a cozinheira Maria Pureza Fernandes.
Com medo de ficar sem proteção contra a Covid, milhares de pessoas formaram uma fila enorme, antes mesmo do posto abrir.
“Chegamos ontem (quinta-feira) às 18h para pegar uma senha e assim conseguir a vacinação. Isso é um descaso, uma humilhação o que está acontecendo aqui neste bairro. Na quinta, cheguei às 4h e não consegui. Agora tive que passar a noite aqui”, disse uma mulher que estava na fila.
Pelo calendário anterior, os idosos de 70 a 79 anos receberiam a vacina até o dia 24 de fevereiro. Os que têm entre 60 e 69 anos deveriam ter recebido até o dia 2 de março.
No entanto, com as poucas doses que chegaram e o grande número de idosos acima de 70 anos, as datas mudaram.
Esta sexta foi o segundo dia de vacinação para idosos com 72 anos ou mais. Na segunda (15) e terça-feira (16) da próxima semana, será a vez de quem tem 71 anos. Na quarta (17) e na quinta (18), os idosos com 70 anos.
A prefeitura ainda não divulgou o calendário de vacinação para quem tem entre 60 e 69 anos.
A Prefeitura de Belford Roxo informou que distribui 100 senhas todos os dias e que a alta procura nos postos da região ocorre porque os municípios vizinhos estão sem vacina.
O município informou, ainda, que orienta a população sobre o fim das senhas e pede que as pessoas não se aglomerem.
Sobre a mudança de calendário, a prefeitura afirmou que as mudanças das datas foi feita no dia 18 de fevereiro e foi divulgada em redes sociais.