Mais de 260 mil doses de vacina contra a Covid-19 começam a ser distribuídas para 88 municípios – Povo na Rua
         

Mais de 260 mil doses de vacina contra a Covid-19 começam a ser distribuídas para 88 municípios

A Secretaria Estadual de Saúde começou a distribuir, desde às 7h, desta quinta-feira (11), uma remessa de mais de 260 mil doses da vacina Coronavac para 88 municípios do estado. A distribuição foi feita por quatro helicópteros para as cidades do interior do estado.

Municípios mais próximos, como Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e Maricá já receberam as doses da vacina distribuídas pelo Ministério da Saúde na última terça-feira (9).

Esse lote é composto por 261.800 doses da Coronavac, sendo 130.900 relativas à primeira dose. O restante será destinado aos municípios que já estão aplicando a segunda dose para os grupos prioritários da população.

A preocupação é grande para as autoridades de saúde, já que a ocupação de leitos para Covid na capital já chega a 90%. Na quarta-feira (10), o secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves, disse que poderia sugerir aos municípios algumas restrições no sentido de reduzir ou barrar a entrada de turistas no Rio de Janeiro, como tentativa de conter a propagação do coronavírus.

“Eu vi muito turista na praia, isso eu observei. Será que isso é um ponto? É um ponto a ser discutido, discutido pelos técnicos. Não vou chegar lá e dizer vamos botar o turismo. Não vou fazer isso. Nós vamos fazer o seguinte, conversando com a Vigilância (Sanitária), conversando com governador, conversando com os municípios, conversando com as pessoas”, disse Chaves.

O secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, reagiu à declaração de Chaves.

“Não existe previsão para o fechamento das nossas fronteiras. Quero deixar bem claro que acabei de conversar com o governador Cláudio Castro que reforçou essa posição. Quero reforçar que todo setor do turismo tem cumprido sua parte, tomando as medidas necessárias para trazer segurança para o nosso turista”, disse Tutuca.

A Secretaria Estadual de Saúde, em nota, disse que neste momento não é necessário restringir a entrada de turistas no estado. A SES diz que faz um monitoramento, um controle do número de casos e que neste momento essa medida não seria necessária.