São 284 mil litros de álcool em gel, 3 milhões de máscaras de proteção facial, 20 toneladas de goma de tapioca e sabão de mandioca – para alimentação e higienização, respectivamente. Essas são algumas das iniciativas de combate à pandemia e seus efeitos que a Ambev desenvolveu em 2020, e que fizeram com que a companhia fosse a única empresa brasileira reconhecida no ranking “Most innovative companies 2021” quando o assunto é responsabilidade social e corporativa. O levantamento é feito pela Fast Company e elege as 10 empresas mais inovadoras do mundo em diversas frentes. A empresa brasileira foi listada junto com gigantes da inovação global, como a Space X, Microsoft, Moderna e Pfizer-BioNTec.
E inovação não faltou no que a Ambev entregou. Para criar as iniciativas, a cervejaria revisou seus processos produtivos e pensou em como poderia, com seus próprios insumos, ajudar com o que o Brasil mais precisava. E, assim, o álcool da produção cervejeira se transformou em álcool em gel para as secretarias de saúde, o plástico reciclado das embalagens de Guaraná Antarctica virou máscara de proteção facial para os profissionais da linha de frente, e a mandioca que viraria cerveja foi usada para produzir insumos para alimentação e higiene, doados a comunidades regionais do Maranhão.
Até mesmo um anexo de hospital foi construído pela Ambev junto a empresas parceiras, que entregaram para a Prefeitura de São Paulo 100 leitos adicionais para atendimento de pacientes da rede pública, em apenas 34 dias. Além disso, a Ambev também saiu na frente quando desenvolveu um app que monitorava as interações físicas entre seus funcionários que precisavam trabalhar presencialmente, para evitar que casos de contaminação se espalhassem pela equipe.