O porta-voz da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ), Major Ivan Blaz, disse nesta terça-feira (9) que a corporação pode voltar a instalar cabines blindadas no patrulhamento. A afirmação aconteceu após os recentes casos de atropelamentos de agentes nas vias expressas do Rio.
“A gente entende que isso seria um retrocesso, uma vez que o policiamento próximo à população é o mais eficaz. Mas, para garantir a segurança do policial, que é a nossa prioridade enquanto instituição, talvez isso seja uma necessidade”, disse.
Na manhã desta terça, foi enterrado o corpo do PM Rodrigo Loredo, 37 anos, que estava na polícia há dois. Ele foi atropelado no domingo (7) por assaltantes em fuga na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.
Na despedida no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, Zona Oeste, emoção e revolta. A mulher do policial, grávida do terceiro filho do casal, passou mal e, amparada por amigos e parentes, foi socorrida e precisou receber atendimento de uma equipe de saúde.
O soldado Loredo foi atropelado por criminosos que fugiam da polícia após assaltarem uma loja no Recreio dos Bandeirantes, também na Zona Oeste.
Os criminosos estavam em três carros e um deles atropelou o policial depois de desobedecer a ordem de parar. Um dos suspeitos, de 21 anos, foi preso após um cerco policial.
A secretaria da Polícia Militar informou que só este ano, nove policiais morreram em ações violentas no estado do Rio.
A morte do soldado foi a primeira por atropelamento, mas antes dele, no espaço de 14 dias, outros dois PMs já tinham sido atingidos por carros, durante o patrulhamento em áreas de grande movimento de veículos.
Veja os outros casos:
- No dia 21 de fevereiro, o sargento Othon Wagner Belarmino foi atropelado na Transolímpica, na saída para a Avenida Brasil. O policial de 43 anos serve no Batalhão de Policiamento de Vias Expressas. Ele estava em pé, junto ao carro, quando foi atingido. O motorista fugiu sem prestar socorro.
- No dia 2 de março, outro agente do BPVE foi atropelado na Linha Amarela, em Higienópolis, na Zona Norte. A motorista que causou o acidente foi levada para a delegacia e autuada por embriaguez ao volante e lesão corporal culposa.
Segundo a polícia, os dois policiais estão internados no Hospital Central da Polícia Militar. O estado de saúde deles é estável.