Após adiar reabertura de áreas de lazer da orla, Prefeitura do Rio altera horário de parques públicos – Povo na Rua
         

Após adiar reabertura de áreas de lazer da orla, Prefeitura do Rio altera horário de parques públicos

parques novo horario

Após a Prefeitura do Rio voltar atrás e adiar a reabertura das áreas de lazer da cidade, o Campo de Santana foi reaberto. O parque, localizado no Centro do Rio, estava fechado há dez meses por conta da pandemia do Covid-19. Antes do novo coronavírus, em média 150 mil pessoas circulavam pela área.

Além disso, desde a última sexta-feira, os outros 37 parques públicos do Rio ganharam mais duas horas de funcionamento pela manhã.

Todos os parques vão funcionar das 6h às 17h — à exceção da segunda-feira quando ficam fechados para manutenção.

A reabertura do Campo de Santana contou com a presença da banda da Guarda Municipal, que tocou, entre outras músicas, o clássico da bossa nova ‘’Chega de Saudade’’.

O prefeito Eduardo Paes plantou uma muda de Ficus microcarpa, popularmente conhecida por figueira.

Paes justificou sobre as novas medidas:

“Na praia, existe uma situação muito especial. A gente quer fazer na praia uma orientação maior para as pessoas (devido ao risco de aglomerações) a usar o espaço. Tem que ser mais cauteloso, fazer campanha, alertar. Não havia condições adequadas para fazer uma campanha neste fim de semana”.

A decisão de adiar a reabertura das áreas de lazer foi devido a impossibilidade de fazer uma ampla campanha de conscientização para o uso seguro dos espaços públicos. O estacionamento na orla aos domingos e feriados também não será permitido.

Uma nova data para a reabertura ainda será definida e anunciada.

 

Novas medidas

A resolução do Diário Oficial, criada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, estabelece novos parâmetros para o uso de parques urbanos e naturais.

A lotação dos parques vai estar condicionada às informações de classificação de risco por Região Administrativa. A classificação que será divulgada pela SMS seguirá três níveis de Alerta — 1, 2 e 3, conforme indicadores que mostram a evolução da doença por região do Rio de Janeiro. Segundo o prefeito, boa parte da cidade está hoje no nível 1.

No nível 1, não existem restrições quanto à quantidade de pessoas nos parques, respeitada a lotação máxima por área. No nível 2, os parques vão poder abrir com a metade da lotação. Já no nível 3, a lotação será reduzida a um terço e haverá a proibição da entrada de maiores de 60 anos.

 

Regras gerais para os parques

Em todos os parques, há regras gerais que precisarão ser seguidas pelos frequentadores. Uma delas é uma recomendação para que o público use máscaras e obedeça a um distanciamento social entre um e dois metros (quando for possível). A prefeitura também liberou piqueniques, mas com algumas condições. O máximo de pessoas permitidas será de seis pessoas que morem no mesmo imóvel. E os grupos terão que respeitar uma distância mínima de dois metros entre si.