Eleições deste ano consolidaram a queda do Rei da Baixada Fluminense – Povo na Rua
         

Eleições deste ano consolidaram a queda do Rei da Baixada Fluminense

washington-reis

“Quem foi rei nunca perde a majestade”. Esse antigo ditado é frequentemente utilizado para ressaltar aqueles que foram autores de grandes feitos no passado e que sempre serão lembrados por isso. Mas na Baixada Fluminense, mais especificamente em Duque de Caxias, município mais importante da região, essa regra está prestes a ser quebrada.

O prefeito dae Duque de Caxias, Washington Reis, outrora apelidado Rei da Baixada Fluminense, e atualmente enfrentando uma rejeição recorde em seus domínios, obteve no pleito deste ano a pior votação entre os prefeitos eleitos nas grandes cidades da Baixada Fluminense e perdeu em todos os locais onde apoiou candidatos.

O resultado das eleições nos motra que o trono está vago e os pretendentes escolhidos pela população. Quem será o próximo Rei da Baixada?

Eleito duas vezes prefeito de Duque de Caxias, em 2004 e 2016, Washington Reis construiu ao longo de sua carreira política uma reputação que o fez ser chamado de rei da região, seja pelos seus múltiplos negócios na região ou pelo seu poder inquestionável na cidade mais populosa e com maior arrecadação da Baixada Fluminense.

Mas nos últimos anos de sua atual gestão os pilares de seu império começaram a rachar e os fantasmas da condenação por improbidade administrativa voltaram a atormentar o castelo da família Reis. As pesquisas eleitorais do último pleito mostravam que o atual prefeito liderava com folga no quesito rejeição, apesar de também ser apontado como possível vencedor de um pleito que poderia não terminar, já que ele estava inelegível devido a uma condenação por crimes ambientais.

A eleição passou, Reis foi eleito e acabou diplomado após o Supremo Tribunal Federal restituir seus direitos políticos.

Mas uma coisa é certa. O trono de Rei da Baixada já mudou de cidade e a coroa na certa será colocada em outra cabeça.