Diversos comércios de Madureira, na Zona Norte, foram flagrados abertos na manhã de ontem antes do horário permitido pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Conforme decisão da prefeitura juntamente com o governador em exercício, Cláudio Castro, as lojas de ruas só podem funcionar a partir das 11h.
De acordo com a edição extra do Diário Oficial de sexta-feira, entre as novas medidas para conter a propagação da Covid-19 na cidade está o escalonamento dos horários de funcionamento de indústria, serviços e comércio para evitar aglomerações nos transportes públicos.
Novas medidas
Ficou decidido o escalonamento dos horários de funcionamento da indústria (a partir das 7h), dos serviços (a partir das 9h) e do comércio de rua (a partir das 11h); a permissão de funcionamento por 24h dos shoppings e centros comerciais; e a proibição do uso das áreas comuns de lazer em condomínios, como salões de festas, saunas, piscinas e churrasqueiras, onde as pessoas ficam sem máscara de proteção.
No boletim divulgado neste domingo, a Secretaria Municipal de Saúde informou que “nas unidades da rede municipal, há 670 pacientes internados, sendo 279 em UTI”, e que “a rede SUS na capital tem 1.401 pessoas internadas em leitos especializados, sendo 600 em UTI”.
“No momento (e isso é dinâmico) 401 pessoas aguardam transferência para leitos na capital e na Baixada Fluminense, sendo 205 para leitos de UTI Covid”, informou a pasta, em nota.