Operação contra violência doméstica prende 22 pessoas – Povo na Rua
         

Operação contra violência doméstica prende 22 pessoas

VIOLENCIA DOMESTICA

Uma operação do Departamento Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM) prendeu 22 suspeitos de violência doméstica na manhã de ontem, dia 9, em várias cidades do Estado do RJ. Há mandados de prisão contra homens que não quitaram a pensão alimentícia. Segundo a Polícia Civil, a ação, que foi chamada de Operação em nome da mãe, visa a chamar a atenção para outra forma de violência, que é a paternidade irresponsável e também foi deflagrada em alusão aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher.

São 14 Delegacias Atendimento à Mulher envolvidas na operação. De acordo com a diretora do DGPAM, a delegada Sandra Ornellas, conforme dados do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), em 2019 havia no Brasil 5,5 milhões de crianças sem pai declarado em seus registros. A irresponsabilidade paternal faz com que a mulher acabe tendo que arcar sozinha com a responsabilidade relacionada aos filhos.

“Ela pode não estar prevista na lei, mas ela representa uma outra forma de violência, que é essa violência estrutural, que sobrecarrega a mulher que precisa trabalhar e dar conta, se a provedora e a cuidadora ao mesmo tempo”, disse a diretora em entrevista ao “Bom Dia Rio”, da TV Globo.