O futebol é paixão nacional capaz de reunir amigos em torno da mesa e causa a mais acalorada das discussões (claro que mantendo o respeito) entre primos que tanto se amam. É pelo futebol que o domingo de Maracanã chega a ter um cheiro diferente. É pelo futebol que uma noite chuvosa de quarta-feira pode se transformar em um Carnaval fora de época.
E assim quem vive de futebol vai formando amizades do mundo da bola, criando laços para nunca serem desfeitos. O mundo dos boleiros é assim. As amizades saem das quatro linhas e ganham o campo da família.
No último sábado nós tivemos uma mostra de um desses encontros da bola que reúnem personagens com muita história para contar. O local escolhido para a Resenha dos Amigos da Bola foi o Bar Clássico do Maracanã, no bairro de mesmo nome, na Zona Norte do Rio. Na pauta do bate-papo, muito futebol e muita alegria em uma conversa animada entre amigos que sabem muito do riscado.
Marcaram presença o Dr. Renato Kurtz, médico da Seleção Brasileira de Futebol de Areia, Jorge Luiz, treinador do Real Madrid de Nova Iguaçu, com passagens por Olaria e São Cristóvão, os massagistas Gaúcho Pedroso, atualmente no mundo árabe, e Luizão tetra campeão mundial.