Novos leitos e ações intensificadas contra a Covid-19 em Duque de Caxias – Povo na Rua
banner vacina

Novos leitos e ações intensificadas contra a Covid-19 em Duque de Caxias

CAXIAS NOVOS LEITOS COVID

Diana Pires

Desde o início da pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, vem adotando medidas de prevenção e enfrentamento à doença.

O Hospital Municipal São José, exclusivo para pacientes de Covid-19, é uma referência para todo o estado. A unidade, uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, conta com 128 leitos exclusivos para pacientes de Covid-19, sendo 100 leitos de CTI e 28 de Enfermaria. A unidade hospitalar está preparada para receber pacientes de todo o Rio de Janeiro, através do SER – Sistema de Regulação Estadual RJ. Nesta segunda-feira (30/11), a unidade registra 83 leitos de CTI ocupados e 22 de Enfermaria, totalizando 105 pacientes internados, vindos de vários municípios do RJ.

Enquanto a maioria das cidades do Brasil fechavam seus leitos de Covid-19, o município de Duque de Caxias manteve o Hospital Municipal São José em pleno funcionamento. Desde sua inauguração até agora, 1.684 pacientes passaram pela unidade. Destes, 908 receberam alta.

O município conta ainda com leitos exclusivos no Hospital Municipal Dr Moacyr Rodrigues do Carmo. Para intensificar o cuidado aos munícipes, a Secretaria Municipal de Saúde aumentou o número de leitos na unidade. Desde a última sexta-feira (27), além dos 10 leitos de CTI, o HMMRC passou a oferecer mais 15 de Enfermaria, passando de 10 para 25 leitos para pacientes confirmados com o novo Coronavírus.

Outra decisão importante tomada pela PMDC e que vem somar no atendimento foi a assinatura do termo de cooperação de cogestão com o Governo do Estado, do Hospital de Saracuruna Adão Pereira Nunes (HEAPN). O termo assinado em julho foi determinante para a continuidade dos serviços de saúde prestados pelo Hospital, que é uma referência em atendimentos a traumas, urgência e emergência adulto, pediátrico e maternidade de alto risco, para a população da Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio. Sob a administração da Prefeitura, o HEAPN passou de 24 leitos exclusivos de Covid-19 para 44 leitos na última semana. Destes, 14 são de CTI.

Além dos leitos exclusivos de Covid-19, a rede municipal de saúde de Duque de Caxias conta ainda com seis Unidades Pré Hospitalares (UPH), contabilizando 75 leitos, para estabilização e observação, tanto tempo para adultos quanto leitos pediátricos. Todos eles estão preparados para o atendimento de retaguarda e primeiros socorros aos suspeitos de Covid-19 no município.

Receba as notícias por e-mail

Siga o Povo Na Rua

Facebook Instagram